Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Imagem de São Sebastião será destaque das comemorações do aniversário do Rio

Publicado em 07/01/2015 - 12:12

Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro

No aniversário dos 450 anos do Rio de Janeiro, a ser comemorado no próximo dia 20, o destaque da festa que homenageia o padroeiro São Sebastião será a imagem restaurada que Estácio de Sá trouxe ao fundar a cidade. A peça histórica fica sob a guarda dos frades Capuchinhos.

A Arquidiocese do Rio de Janeiro começou hoje (7) a tradicional trezena, peregrinação que começa 13 dias antes do Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade, e, no dia 11, a imagem restaurada será exposta na Paróquia São Sebastião dos Frades Capuchinhos, na Tijuca, zona norte da cidade.

O santo de madeira recebeu dez camadas de tinta ao longo dos anos, retiradas em restauração que demorou mais de oito meses. Detalhes como a costela e o umbigo do santo foram encontrados no processo, que identificou estilo renascentista germânico e madeira provavelmente portuguesa na imagem. Toda a restauração foi custeada por fiéis: a imagem foi exposta pela primeira vez no último Natal.

"Está sendo apresentada ao povo a imagem histórica, sinal [que evoca nos dias de hoje a época] de quando o Rio começou", disse o arcebispo, cardeal Orani Tempesta. E acrescentou: "Faz parte da nossa memória e representa um pouco da nossa vida".

Na abertura da trezena, o arcebispo visitou o Instituto Nacional de Câncer com uma réplica da imagem de São Sebastião. Acompanhado do diretor-geral do hospital, Luiz Antonio Santini, o cardeal visitou a pediatria e as enfermarias, cumprimentou profissionais e pacientes e tirou fotografias com fiéis. Hoje ainda, o cardeal vai para o Hospital Souza Aguiar e o último compromisso será na sede do Comitê Rio 450, na zona sul.

Também estão previstas na programação da trezena visitas a instalações do Departamento Geral de Ações Sócio-Educativas (Degase), ao Complexo Penitenciário de Bangu, ao Quartel-General da Polícia Militar, ao Maracanã, ao Cristo Redentor e a diversos hospitais, asilos, cemitérios e igrejas da cidade.

Edição: José Romildo

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas notícias