Lei Seca resulta em 362 multas e apreensão de 54 carteiras de motoristas no Rio

Publicado em 12/01/2015 - 14:43 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

 

Operação Lei Seca fiscaliza motoristas nas tardes de quinta a domingo, em pontos estratégicos na saída de praias, durante o verão. Na foto, agentes atuam próximo à praia de Copacabana (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Operação Lei Seca fiscaliza motoristas nas tardes de quinta a domingo, em pontos estratégicos na saída de praias, durante o verão. Na foto, agentes atuam próximo à praia de Copacabana no sábado (10)Fernando Frazão/Agência Brasil

Nos três primeiros dias da Operação Lei Seca, iniciada na última sexta-feira (9), 1.131 condutores foram abordados e 362 multas, aplicadas. A operação resultou  no reboque de 59 veículos e na apreensão de 54 carteiras de habilitação. Dos 358 testes de etilômetro realizados, 125 apresentaram alcoolemia. Conforme balanço liberado hoje (12) de manhã pela Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro, 98 motoristas não se submeteram ao bafômetro.

O coordenador-geral da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade, enfatizou os deveres e responsabilidades dos motoristas. “O número de abordados e multados é quase o dobro do registrado em uma operação rotineira. O carioca precisa entender que, assim como no período noturno, também deve dar exemplo de cidadania na saída da praia e contribuir com a campanha para salvar vidas. Tenho certeza de que até o fim do verão os números desse primeiro final de semana serão revertidos em benefício da sociedade fluminense”, disse.

Até o fim de fevereiro, os agentes estarão de quinta-feira a domingo nos principais acessos da orla, alertando a população sobre o perigo da mistura de álcool e direção. Serão 15 operativos em cada fiscalização, com apoio de funcionários da Secretaria de Governo, da Polícia Militar e do Detran.

Durante as ações nas praias, os agentes da Operação Lei Seca usarão bermuda, camisa polo branca, com identificação e boné.

Lúcia Maria dos Santos, de 49 anos e moradora de Copacabana, na zona sul, concorda com a operação. Segundo ela, somente dessa forma os banhistas se conscientizarão da importância de não ingerir bebida alcoólica antes de dirigir.

“Muitas pessoas bebem na praia, normalmente famílias, até com crianças pequenas. É importante uma ação como esta, porque a maioria pensa que, tomando apenas uma cerveja, não tem problema. Vidas são destruídas ou perdidas para sempre por causa da imprudência de alguns motoristas”, ressaltou.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias