MTST faz sete manifestações na Grande São Paulo

Publicado em 22/01/2015 - 19:07 Por Camila Boehm - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) promove hoje (22) sete manifestações simultâneas, próximas a terminais de ônibus, metrô e trens da Grande São Paulo contra o aumento das tarifas. A concentração começou às 17h, em diferentes pontos da periferia.

Os trajetos escolhidos foram da Metrô Vila das Belezas até o Terminal João Dias; da Praça do Taboão até o terminal de ônibus Campo Limpo; do centro de Itaquera até a estação do metrô Itaquera; da Vila Nova Palestina até o Terminal Jardim Ângela; da Vila São José até o Terminal Varginha; da Igreja Universal da Perimetral de Santo André até a Estação Santo André da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM); e do centro de Carapicuíba até a Estação Carapicuíba da CPTM.

Os manifestantes reunidos no metrô Vila das Belezas saíram em marcha às 18h20, em ato pacífico. O MTST estimou em cerca de 800 as pessoas presentes na concentração em frente à estação. A Polícia Militar (PM) ainda não calculou o número de manifestantes.

A PM está no local com efetivo de 50 policiais. Segundo o comandante da operação especial que acompanha a marcha, capitão André Zandonadi, "o MTST é um movimento que tem bom relacionamento com a polícia, e este é o tipo de ato que não tem tumulto nem problemas".

A coordenadora do MTST, Simone de Sousa, disse que o trajeto já foi combinado com a PM. Eles seguirão pela Avenida Carlos Caldeira Filho, ocupando somente o sentido Giovanni Gronchi. Ela afirmou ainda que o movimento não admite vandalismo e que seus militantes tentam evitar tais situações quando as identificam em meio ao ato.

Em cada um dos sete pontos de concentração, há um comandante da PM e líderes dos sem-teto. O movimento estima que 20 mil pessoas participem das mobilizações.


Fonte: MTST faz sete manifestações na Grande São Paulo

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.