Programa da Petrobras forma 159 jovens aprendizes no Rio de Janeiro

Publicado em 14/01/2015 - 21:05 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Petrobras realizou hoje (14) cerimônia de formatura de 159 jovens da região central do Rio. Eles fizeram parte do Programa Jovem Aprendiz, que promove a inclusão social por meio de qualificação profissional e oferece formação completa para jovens entre 15 anos e 21 anos. A solenidade foi realizada no Teatro Rival Petrobras, na Cinelândia, centro da cidade. Desde 2006, o programa já qualificou mais de 5 mil jovens. Mais 3 mil ainda frequentam cursos em todo o país.

Além de qualificação profissional, as instituições sociais conveniadas assinam a carteira dos jovens aprendizes, pagam um salário mínimo, décimo terceiro salário, férias, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), além de auxílio para alimentação e transporte. Durante dois anos, essas instituições também ficam responsáveis pela gestão, orientação, docência, supervisão e acompanhamento do programa.

De acordo com a Coordenadora do Comitê Local Centro do Programa, Rita de Cássia Mouzer, o Jovem Aprendiz é um requisito legal, por meio do qual as empresas contratam e matriculam jovens em cursos de aprendizagem. "Essa é a obrigação legal, porque, com eles [os jovens] matriculados em cursos de aprendizagem, as empresas desenham um programa pedagógico para que ocorra a formação", disse.

Quando acaba a obrigação legal, começa o compromisso social da empresa com o programa, que vai além do que pede a Lei 10.097, de 19 de dezembro de 2000. Segundo Rita de Cássia, a empresa tem de designar um empregado para acompanhar a formação dos jovens, enquanto os comitês locais qualificam empregados para lidar com o programa.

Sobre a empregabilidade dos jovens, a coordenadora informou que a meta é a qualificação profissional e que o desempenho de cada um é acompanhado de forma integral, tanto no programa quanto nos colégios. Acrescentou que pelo menos quatro jovens estão contratados por uma concessionária automotiva parceira do programa. Ela acrescentou que o Jovem Aprendiz estuda uma proposta para criação de um cadastro dos jovens com melhores desempenhos.

Noemi Mara Moreira, de 18 anos, foi uma das participantes do programa. Ela comentou que não teve dificuldade e que contou com atenção dos profissionais que a acompanharam. "É um programa completo, porque inicialmente mostra o lado teórico, que é o período em que vemos todos os conceitos. Depois, tem o prático, quando vamos para a empresa e temos vários tipos de experiência. Lidei com tipos diferentes de pessoas e técnicos que me acompanharam com muita paciência. Achei perfeito e completo", elogiou.

Para se inscrever no Programa Jovem Aprendiz, o candidato precisa estar em situação de vulnerabilidade social (a partir da renda familiar e do Cadastro Único do Governo Federal), ter entre 15 anos e 21 anos, frequentar o sistema de ensino regular e residir no entorno das unidades da Petrobras. As inscrições são realizadas em todo o país e cada local realiza o seu processo seletivo em uma data determinada, que depende do término da edição anterior do programa.

A nova edição do programa está prevista para maio deste ano, quando começa o processo seletivo de alunos dos colégios indicados pela Secretaria Estadual de Educação. Para obter outras informações e conhecer as instituições conveniadas nos estados que têm o programa, o interessado deve acessar o site http://www.petrobras.com.br/.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias