Inmet prevê chuva para esta semana no Sudeste e Centro-Oeste

Publicado em 26/01/2015 - 16:33 Por Da Agência Brasil - Brasília

Deve chover nos próximos dias em São Paulo e em Brasília, mas, para o Rio de Janeiro, a previsão é de muito sol e temperaturas chagando a 40ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteriologia (Inmet).

O meteorologista Hamilton Carvalho explica que voltou a chover nas regiões Centro-Oeste e Sudeste após um período de estiagem. “É o que chamamos de veranico: vários dias de sol durante um período normalmente chuvoso'. Em Brasília e em São Paulo, chove no início da semana e o sol deve aparecer sol no fim de semana. No Rio, há possibilidade de chuva no fim do dia, com predominância de sol durante a semana, informa.

As chuvas em janeiro, época mais chuvosa no Distrito Federal, estão abaixo da média na região, apesar de o mês ainda não ter terminado. Do dia 1º até hoje (26), foram registrados 53,1 milímetros de chuva, enquanto a média é 247,44 mm no mês, segundo o Inmet. A temperatura varia entre 18ºC e 28ºC.

De acordo com o meteorologista, chove em todo o estado de São Paulo. Os próximos dias devem continuar oscilando entre pancadas de chuva e sol. A temperatura varia entre 12ºC e 34ºC, com umidade relativa do ar entre 35% e 95%. Não deve chover “mais que o normal” nos próximos meses, nas regiões dos reservatórios de água que abastecem Rio de Janeiro e São Paulo, afetados pela crise hídrica.

“Esta semana chove em toda a Região Sudeste e no Centro-Oeste, diminuindo mais para o fim da semana. Na Região Sudeste - especialmente no Rio, em  São Paulo e Minas Gerais - deve haver um período de sol, mas espera-se que demore pouco tempo. Depois, volta a chover. Em fevereiro e março, a previsão é a chuva ficar dentro da média”, diz Carvalho.


Fonte: Semana deve ser de chuva no Sudeste e Centro-Oeste

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias