Técnicos se reúnem no Rio para analisar falta de energia em três regiões

Publicado em 20/01/2015 - 17:06 Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro


Técnicos do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Ministério de Minas e Energia, além de representantes de empresas de distribuição e fornecimento de energia estão reunidos nesta tarde, no Rio de Janeiro, para analisar as causas da falta de energia elétrica em partes de três regiões do país na tarde de ontem (19). O diretor geral do ONS, Hermes Chipp, é um dos participantes da reunião.

Na noite de ontem, o  ONS informou que tomou "medidas operativas" com distribuidores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, para restabelecer a frequência elétrica, com um corte de cerca de 5% da carga do sistema.

A frequência estava abaixo do normal devido a restrições na transferência de energia do Norte e Nordeste para o Sudeste, aliadas à elevação da demanda no horário de pico.

Ainda de acordo com o ONS, houve perdas de unidades geradoras do Sudeste, Sul e Centro-Oeste que totalizaram 2,2 mil megawatts, o que contribuiu para a queda da frequência.

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias