Vigilância Sanitária do Rio capacita ambulantes para trabalho durante o carnaval

Publicado em 27/01/2015 - 19:23 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro promoveu hoje (27) um curso de noções básicas de higiene para manipuladores de alimentos, destinado a vendedores ambulantes que trabalharão durante o carnaval deste ano. Todos os proprietários e empregados de barracas que serão instaladas em 174 pontos fixos nesse período foram obrigados a participar da capacitação.

Ministrado por técnicos da Vigilância Sanitária, o curso tem o objetivo impedir a transmissão de doenças pelo consumo de alimentos manuseados de forma incorreta.

Foram duas turmas, uma de manhã e outra à tarde, que tiveram três horas de aula sobre normas para higiene e controle de alimentos e como ocorrem contaminações microbianas, além de consequências da manipulação inadequada. Os técnicos também ensinaram cuidados com os alimentos, de acordo com sua origem (carnes, frios e embutidos, pescados, aves, ovos e produtos lácteos, entre outros), e de conservação e armazenamento.

Para a técnica Marissol Figueiredo de Souza, o curso é importante para a saúde, pois ensina os vendedores a combater a contaminação alimentar. "O curso faz parte das ações prévias para o carnaval 2015 e busca ensinar boas práticas de higiene e manipulação de alimentos. Por meio da instrução aos vendedores, podemos evitar doenças como a hepatite A e a salmonela" disse Marissol.

O ambiente de trabalho foi outro tema das aulas. Os vendedores receberam informações sobre regras de asseio, higiene pessoal, lavagem, desinfecção e controle de insetos e roedores. A legislação sobre normas higiênicas e sanitárias também foi apresentada e discutida com os participantes.

A Secretaria de Ordem Pública participou com palestras sobre posturas municipais e alertas relativos ao que é proibido no período de carnaval, como comercialização de bebidas em garrafas de vidro, churrasqueiras e equipamentos de som.

Os comerciantes que desejam treinar seus funcionários podem solicitar o serviço gratuito durante todo o ano, pelo telefone 1746, central de atendimento da prefeitura.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias