Anvisa proíbe venda de lotes de suplementos vitamínicos minerais

Publicado em 25/02/2015 - 11:49 Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - Brasília

 A resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (25) no Diário Oficial da União proíbe a distribuição e comercialização, em todo território nacional, dos lotes do produto Suplemento Vitamínico Mineral Quelatus que contêm nicotinato glicinato de cromo e selênio glicina complexado, fabricado por Eurofarma Laboratórios S.A.

De acordo com o texto, o nicotinato glicinato de cromo e o selênio glicina complexado são substâncias não especificadas na farmacopeia brasileira, em outras farmacopeias oficialmente reconhecidas e no Food Chemical Codex (manual de padrões reconhecidos internacionalmente referente à pureza e à identidade dos ingredientes alimentícios). “A empresa fabricante não teve segurança e eficácia das substâncias supracitadas avaliadas e aprovadas pela Anvisa”, informou a agência.

Mais duas resoluções proíbem, pelas mesmas razões, a distribuição e comercialização, em todo território nacional, dos lotes do produto Suplemento Vitamínico Quelatus Sênior que contêm nicotinato glicinato de cromo e glicinato de selênio, também fabricado por Eurofarma Laboratórios S.A., e dos lotes do produto Suplemento Mineral Cromo que contêm cromo glicina complexado, fabricado por Maxinutri Laboratório Nutraceutico Ltda.

Em nota, a Eurofarma informa que está em contato  com técnicos da Anvisa para esclarecer dúvidas e busca reverter a situação, já que os produtos não apresentam qualquer risco sanitário.

Segundo o laboratório, os nutrientes ativos da formulação fazem parte da dieta nutricional, são importantes na preservação da saúde e estão presentes nos produtos dentro dos limites diários de ingestão preconizados no Brasil para alimentos.

A Eurofarma diz ainda, na nota, que os mesmo componentes encontrados nos produtos Quelatus e Quelatus Sênior são encontrados na formulação de suplementos comercializados por outras empresas no país e em grandes mercados mundiais, a exemplo dos Estados Unidos.

Matéria alterada para acréscimo de informações

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias