Bombeiros recebem 4,5 mil ligações por causa das chuvas em São Paulo

Publicado em 25/02/2015 - 18:26 Por Camila Boehm e Bruno Bocchini – Repórteres da Agência Brasil - São Paulo

O Corpo de Bombeiros de São Paulo recebeu cerca de 4,5 mil chamados nesta tarde (25) devido às chuvas. Segundo a corporação, na maior parte das ligações, a população pedia ajuda para situações como alagamentos, quedas de árvores sobre carros e residências, fiação elétrica rompida e pessoas ilhadas.

Um homem morreu eletrocutado após queda de uma árvore na Rua Tupi, próximo ao número 330, na região do Pacaembu, informaram os bombeiros. A árvore atingiu a fiação elétrica da rua. A vítima teve contato com os fios e sofreu uma parada cardiorrespiratória.

De acordo com a Defesa Civil, a AES Eletropaulo está trabalhando na região. A prefeitura informou que um engenheiro agrônomo fez uma avaliação visual e concluiu que a árvore tem cerca de 14 metros de altura, aspecto sadio e que a quebra ocorreu um pouco abaixo da bifurcação de galhos. O tronco que caiu tem cerca de 10 metros de comprimento. A árvore precisará ser removida.

Duas regiões da cidade entraram em estado de alerta: as subprefeituras da Sé e da Mooca, devido ao transbordamento do Rio Tamanduateí, na altura do Mercado Municipal. A Vila Prudente continua em estado de alerta, por causa do extravasamento do Córrego da Mooca, e o Ipiranga, devido ao transbordamento do Rio Tamanduateí, também na altura do Viaduto Pacheco Chaves.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registrou rajadas de vento de 48,2 quilômetros por hora (km/h) às 14h no Mirante de Santana; e, às 15h, no Aeroporto de Congonhas (48,2 km/h) e no Aeroporto de Cumbica (31,5 km/h).

A operação da Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está interrompida desde as 15h15, por tempo indeterminado, devido a alagamentos entre o trajeto das estações Brás e Santo André. Já a Linha 7-Rubi está parada entre as estações Luz e Pirituba.

As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás do metrô estão circulando com velocidade reduzida. A cidade tem, às 18h, sete pontos de alagamento intransitáveis. A cidade tem, às 18h, sete pontos de alagamento intransitáveis.

Segundo a prefeitura de São Paulo, há alagamentos intransitáveis em quase todas as regiões da cidade. Na zona oeste, a inundação atinge a Rua Alvarenga, próximo da Avenida Afrânio Peixoto, no Butantã; a Avenida Francisco Matarazzo, na altura da Avenida Pompeia e a Avenida Queiroz Filho, perto da Praça Apecatu.

A região central da cidade está intransitável na Rua Teixeira Leite, na Sé, na Rua 25 de Março, e na Praça da Bandeira, no Anhangabaú. Na zona sul, há alagamentos na Avenida Presidente Wilson, na altura da Avenida do Estado, no Ipiranga.

Na zona leste, os problemas estão concentrados principalmente na Mooca. Há inundação na Avenida Luiz Ignacio Anhaia Melo, na altura da Avenida Salim Farah Maluf, e na Rua Capitão Pacheco Chaves.

De acordo com os meteorologistas do CGE, as próximas horas ainda seguem com chuvas na capital, que variam de intensidade. Permanece o potencial para a formação de alagamentos, descargas elétricas e alagamentos de rios e córregos.

Matéria atualizada às 18h40 para acréscimo de informações
 

 

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias