Olimpíadas terão 6,7 mil trabalhadores temporários contratados este ano no Rio

Publicado em 02/02/2015 - 21:27 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A contratação de 6,7 mil trabalhadores temporários para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, deve ocorrer de agosto para setembro deste ano, com prioridade inicialmente para o mercado local e, em seguida, aberta ao restante do país, incluindo gerentes, coordenadores, especialistas, analistas, assistentes e pessoal operacional, que atuarão nas instalações onde ocorrerão as disputas olímpicas e paralímpicas.

A informação foi passada hoje (2) pelo presidente da empresa encarregada da seleção, Manpower Group, Ricardo Barberis, segundo o qual será feita uma avaliação online das competências dos candidatos para tornar o processo de seleção o mais eficiente possível. Muitos dos contratados exercerão posições de liderança nas equipes de voluntários que trabalharão nas Olimpíadas.

O plano de mídia e de comunicação digital para a contratação dos trabalhadores temporários das Olimpíadas será lançado nas mídias sociais e nos veículos de imprensa até o início de março, de acordo com Riccardo Barberis. A empresa assinou, no final do ano passado, convênio com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para ser o fornecedor oficial de serviços de recrutamento de temporários para os jogos, “um dos eventos mais seguidos” em todo o mundo e que reforça a fraternidade entre as pessoas, de acordo com Ricardo Barberis.

“É um planejamento bem robusto, porque significa a entrega de centenas de pessoas que terão que ser selecionadas e avaliadas”, diz o empresário. Para isso, será  montada uma equipe com 100 pessoas, que estará pronta em julho e fará a seleção e recrutamento no Rio de Janeiro. A estratégia de atração dos candidatos será digital, explicou Ricardo Barberis, para quem “realmente, [trabalhar nos Jogos Olímpicos] pode representar uma diferença no currículo das pessoas”.

Ele ressaltou que poderão concorrer às vagas também estrangeiros que tenham participado de jogos anteriores em outros países. “Sabemos que há pessoas interessadas e que não existe fronteira para esse tipo de projeto, porque é tão importante  para valorizar o currículo”. O conhecimento do idioma inglês será um diferencial e “outro elemento de escolha para esse evento global”, informa o executivo. Os colaboradores selecionados passarão por treinamento para as funções que vão exercer.

De acordo com o compromisso assumido com o  Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, os responsáveis pela contratação da mão de obra temporária  trabalharão para facilitar a recolocação dos quase 6,7 mil contratados nessa condição no mercado de trabalho.

“Quando os jogos terminarem, nós vamos fazer workshop de orientação ao trabalho, para ajudar esse pessoal a entrar no mercado de trabalho e analisar as oportunidades que o mercado oferece naquele momento, ampliando as chances deles de recolocação”, garantiu Riccardo Barberis. Ele disse ainda que a intenção é continuar mantendo um legado forte com a cidade e a comunidade carioca após as Olimpíadas.

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias