Confiança do consumidor paulistano sobe 0,2% em fevereiro

Publicado em 26/02/2015 - 15:31 Por Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) paulistano atingiu 112,9 pontos em fevereiro, resultado 0,2% superior ao apurado em janeiro. No entanto, trata-se do menor nível para o mês nos últimos 12 anos. Na comparação com fevereiro do ano passado, o índice está 17,2% menor. Os dados, divulgados hoje (26), são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

A pesquisa foi feita com 2,1 mil consumidores do município de São Paulo. O ICC varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total).

Os dois quesitos que compõem o indicador tiveram resultados opostos. O Índice de Condições Econômicas Atuais (ICEA), que mede a satisfação do consumidor com o momento econômico atual, caiu 1% para 109,7 pontos. Já o Índice de Expectativa ao Consumidor (IEC) teve elevação de 0,9% e alcançou 115,1 pontos.

A pesquisa mostrou que os consumidores que ganham menos de dez salários mínimos sentem-se mais confortáveis com o cenário econômico: elevaram a pontuação de 116 para 119,8 pontos, em relação àqueles que ganham mais de dez salários mínimos (diminuíram o índice em 4,4%,  de 109,9 para 105 pontos).

Apesar da elevação do ICC em 0,2%, que interrompeu uma sequência de queda de dois meses seguidos, a Fecomercio avaliou negativamente o resultado. “A pesquisa revela um consumidor cada vez menos otimista com a situação socioeconômica atual, com anúncios de elevação de impostos, reajustes no preço da gasolina e, principalmente, baixo crescimento do país, o que provoca preocupação quanto ao poder aquisitivo das famílias”, destacou a entidade, em nota.

Os dados da pesquisa foram coletados de aproximadamente 2,1 mil consumidores do município de São Paulo. O ICC varia de 0 (pessimismo total) a 200 (otimismo total).

Edição: José Romildo

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