Distrito Federal e prefeitos do Entorno discutem combate à dengue

Publicado em 23/02/2015 - 14:58 Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, recebe prefeitos de municípios do Entorno do DF para reunião (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

"Cada  prefeito  deve  usar  a  criatividade  e  os  meios  que  tem",  disse  o  governador  do  Distrito Federal,             Rodrigo  Rollemberg,  no  encontro  com  representantes  do  entorno      Marcelo  Camargo/Agência  Brasil

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, reuniu-se hoje (23) com prefeitos de municípios goianos da região do Entorno para discutir ações de combate à dengue. Durante o encontro, Rollemberg pediu uma ampla mobilização por meio de medidas como o acionamento de rádio comunitárias e de pastores evangélicos e líderes católicos pelos prefeitos.

 O governador Rodrigo Rollemberg, durante reunião com prefeitos de municípios do Entorno do Distrito Federal (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

No  DF,  casos  de  dengue caíram 79% em janeiro,

diz RollembergMarcelo Camargo/Agência Brasil

“Cada prefeito deve usar a sua criatividade e os meios que tem”, disse o governador, ao destacar que o Distrito Federal registrou queda de 79% nos casos de dengue registrados em janeiro deste ano, quando comparados ao mesmo período de 2014. Segundo ele, na capital federal, equipes do Corpo de Bombeiros têm feito cerca de mil visitas diárias a domicílios na tentativa de conter criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

O subsecretário de Saúde de Goiás, Halim Girardi, garantiu que nenhum dos municípios que compõem o Entorno apresenta alto risco de surto de dengue. Ele destacou também que, até o momento, nenhum óbito suspeito da doença foi identificado na região, contra cinco registrados no ano passado.

Girardi destacou, entretanto, a dificuldade encontrada por agentes de endemia em fazer as visitas domiciliares durante a semana, uma vez que grande parte dos moradores se desloca para a capital federal para trabalhar. Para ele, a  solução desse problema seria fazer as visitas também nos fins de semana. O governador de Goiás, Marconi Perillo, deve se reunir na próxima sexta-feira (27) com os prefeitos do Entorno para discutir o controle da dengue no estado.

Durante o encontro com Rollemberg, os prefeitos cobraram uma nova rodada de discussões para tratar de questões como o transporte público e a saúde pública. O governo do Distrito Federal, por sua vez, apresentou uma proposta de consórcio público da gestão de resíduos sólidos na tentativa de universalizar a coleta de lixo e o descarte de rejeitos, entre outras ações.

“Nossa união traz benefícios para todos e torna mais fácil buscar recursos federais que amenizem os esforços que cada município tem que fazer”, concluiu Rollemberg.



Rollemberg recebe prefeitos de municípios do Entorno do DF

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias