Escolas do Grupo Especial fazem planos para o ano que vem

Publicado em 18/02/2015 - 22:14 Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

banner_carnaval2015

As seis escolas mais bem classificadas no Grupo Especial vão voltar no sábado (21) para o Desfile das Campeãs, marcado para as 21h30. Pela ordem de entrada na Marquês de Sapucaí estarão na avenida a Imperatriz Leopoldinense, que ficou em sexto lugar, com 268,9 pontos; a Portela que, com 269 pontos, conseguiu o quinto lugar – mesmo total de pontos da Tijuca, em quarto lugar, e a Grande Rio, em terceiro. A classificação entre essas três escolas foi decidida pelo quesito evolução, que tinha sido sorteado, antes da apuração começar, como o que decidiria se houvesse empate nas notas. As últimas a desfilar serão a vice-campeã, Salgueiro, que obteve 269,5 pontos, e a campã, a Beija-Flor, que alcançou 269,9 pontos, levando para casa o 13º título de campeã.

O diretor da comissão de carnaval da Beija-Flor, Laíla, antes do começo da apuração disse que tinha as melhores expectativas em sair de lá campeão, porque a escola tinha cumprido com o dever de fazer um grande desfile. "Cumprimos religiosamente o que tínhamos dentro do enredo que falávamos da África, desde a época mais primitiva até o país mais desenvolvido da África hoje, e conseguimos o nosso objetivo. Estou tranquilão”.

Laíla lembrou que no ano passado deixou a apuração antes de terminar, irritado com as notas que considerou "uma covardia" com a Beija-Flor. Ele disse que esperava para este ano uma situação diferente. “Se for coerente, quatro escolas fizeram grandes carnavais, e a Beija Flor está inserida nessas quatro”, completou. Na confirmação das notas do último quesito, ele não conteve a emoção e chegou reclamar de falta de ar. Chorando muito, ajoelhou-se e disse que agradecia à comunidade de Nilópolis, na Baixada Fluminense, berço da agremiação.

Já o presidente da Unidos da Tijuca, Fernando Horta, destacou que o desfile agradou ao público e à comunidade da escola, mas não concordou com algumas notas dos jurados dadas à agremiação da zona norte. “O mais importante é que a Tijuca fez um grande carnaval e provou mais uma vez que não é uma pessoa que ganha um carnaval. O que ganha é uma equipe. Infelizmente, houve quesitos que os jurados não acharam que estávamos bem, mas o público ficou satisfeito, e a minha comunidade está satisfeita. Fizemos grande carnaval. A nota de mestre-sala e porta-bandeira é brincadeira”, analisou Fernando Horta, garantindo, que o casal Julinho e Rute, permanecerá na escola para o ano que vem, como também a atual comissão de carnaval. “A escola vai continuar com a mesma equipe. A gente tem um grande casal de mestre-sala e porta-bandeira, que é um dos melhores que tem aí. Os jurados não entenderam assim, mas não é por isso que a gente vai fazer a troca."

Na Mocidade Independente, escola da zona oeste, apesar de ter ficado em sétimo lugar, com 268,5 pontos, o patrono da agremiação avisou que não haverá mudanças. Tanto a rainha de bateria, a cantora Claudia Leitte, quanto o carnavalesco Paulo Barros permanecem na escola. “Claudia Leitte vai continuar – excelente, é uma pessoa, que tem uma autoestima muito boa, e fez com que a comunidade toda a adorasse. Paulo Barros o coração dele agora é verde e branco e permanece”, contou, ao acrescentar que o carnavalesco tem carta branca para idealizar o carnaval da escola. “O bacana é deixar o artista mostrar o trabalho dele. Não posso engessar um artista, o valor do artista é mostrar o que ele pode fazer. Ele é um excelente profissional.”

Apesar de a Portela ter ficado em quinto lugar, Tia Surica, uma das figuras de maior destaque da agremiação de Madureira, na zona norte, ficou satisfeita. “Ganha aquela que erra menos. Estou satisfeita. Vamos corrigir os erros e no ano que vem fazer um carnaval mais digno. Tenho certeza que fizemos um bom carnaval e um bom desfile, mas ganha quem erra menos”, contou.

O presidente da Imperatriz Leopoldinense, Luiz Pacheco Drummond, preferiu deixar a avaliação do resultado para depois que forem divulgadas as alegações dos jurados para as notas. “Meu samba enredo foi tido como o melhor, aí oito sambas marcam dez como ele. E na hora que tenho que perder ponto, perco. Não sei qual é o critério que as pessoas julgam. Tenho que ver as justificativas deles”, disse inconformado.

Para o presidente da Mangueira, Francisco de Carvalho, o Chiquinho da Mangueira, não adianta ficar discutindo as notas que a escola conseguiu, mas ele ponderou que se a Estação Primeira tivesse desfilado em condições normais a classificação em décimo lugar, com 267,1 pontos, não teria acontecido. “Se não tivesse sofrido o que ela sofreu, com quatro horas e meia de chuva, tanto na concentração como no desfile, certamente a Mangueira estaria no desfile das campeãs. Acho que o tempo sacrificou demais a escola. O espetáculo com chuva é uma coisa, sem chuva é outra. Infelizmente, nós e a Viradouro pagamos esse preço. A Viradouro acabou até sendo rebaixada.”

Chiquinho também vai manter a equipe de carnaval e o carnavalesco Cid Carvalho, mas adiantou que no ano que vem a Mangueira pode vir com um enredo patrocinado. “Nós vamos discutir muito isso. Já é o segundo ano que a gente faz enredos autorais. O problema não é o enredo autoral. O problema é a dívida que a escola tem de gestões anteriores, que comprometem muito o carnaval. Então, a gente vai pensar se faz uma mesclagem de patrocínio com enredo que não comprometa a identidade da Mangueira.”

A Vila Isabel, que este ano levou para a avenida um enredo em homenagem ao maestro Isaac Karabtchevsky, ficou em 11º lugar, com 266,2 pontos. A colocação foi uma decepção para os integrantes, que esperavam algo melhor, principalmente porque no ano passado a agremiação foi muito criticada por desfilar com alas faltando partes das fantasias e alegorias incompletas. A presidenta da Vila, Elizabeth Aquino, a Dona Beta, disse que independentemente da classificação, o desfile agradou à comunidade da terra de Noel Rosa. “Eles estavam entristecidos com o carnaval passado. A gente acredita que conseguiu restabelecer o orgulho deles. As mensagens que a gente recebeu da nossa comunidade, de simpatizantes e de torcedores foram muito gratificantes. Independentemente do resultado, eles estão muito felizes. O resultado é parte do processo, mas ter a consciência de que fez um bom carnaval dentro das possibilidades, tanto financeiras como estruturais, e nós fizemos, passamos com dignidade.”

A Viradouro, de Niterói, na região metropolitana do Rio, ficou em último lugar, e por isso voltará para a Série A, antigo grupo de acesso, de onde tinha saído no ano passado com a conquista do campeonato. No carvaval de 2016 quem vai ingressar no Grupo Especial será a Estácio de Sá, vencedora da Série A com 299,7 pontos. As escolas Unidos de Bangu (291,9), que se classificou em 14º lugar e a Em Cima da Hora (288,3), em 15º, foram rebaixadas para a Série B, e vão desfilar no ano que vem na Avenida Intendente Magalhães, no Campinho, zona norte da cidade.


Fonte: Escolas do Grupo Especial fazem planos para o ano que vem

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias