Hotéis do Rio estão com 75% dos quartos reservados para o carnaval

Publicado em 11/02/2015 - 14:58 Por Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Praia do Rio

Barra da Tijuca registra a maior taxa de ocupação, com 79,28% dos quartos reservados Tânia Rêgo/Agência Brasil

Com cerca 900 mil turistas esperados pela prefeitura do Rio de Janeiro para passar o carnaval na cidade, a rede hoteleira está com 75,82% dos quartos reservados para o feriadão. A informação foi  divulgada hoje (11) pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ) e, de acordo os dados, 70% dos visitantes são brasileiros e costumam fechar seus pacotes em cima da hora.

A expectativa da Abih-RJ é que a ocupação dos hotéis da cidade chegue aos 78% alcançados no ano passado, o que é considerado um "excelente desempenho", já que o número de quartos disponíveis cresceu ao longo de dos últimos anos, para atender a grandes eventos, como a vinda do papa Francisco e os jogos do Mundial de futebol, em 2014.

A maior taxa de ocupação foi registrada na Barra da Tijuca, com 79,28% dos quartos reservados para o carnaval. O bairro da zona oeste é seguido por três regiões da zona sul: Leblon e Ipanema, com 78,68%; Copacabana e Leme, com 75,85%; e Flamengo e Botafogo, com 75,56%. No Centro, 69,74% dos quartos já estão reservados.

Cada vez mais procurados por brasileiros, os albergues e estabelecimentos de cama e café têm uma taxa ainda maior de ocupação: 90% de quartos reservados para o carnaval. Segundo a Associação de Cama e Café e Albergues do Estado do Rio de Janeiro, que representa 30 estabelecimentos dos cerca de 300 do estado, a maior procura tem sido por hospedagem na zona sul da capital.

"Ao longo do ano, existe diferença na taxa de ocupação, mas, nessas épocas de grande procura, fica tudo cheio", diz o presidente da associação, Leo Barroso, que espera ocupação total dos estabelecimentos filiados. Segundo ele, há nove anos, os brasileiros eram apenas 20% do público que se hospedava em albergues e cama e café no Rio.

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias