Iphan delimita áreas em Vitória e Vila Velha para preservar Convento da Penha

Publicado em 05/02/2015 - 11:27 Por Ivan Richard - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) determinou hoje (5) a delimitação de diversas áreas nos municípios de Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo, localizadas no entorno do Convento e da Igreja de Nossa Senhora da Penha, tombados como patrimônio histórico. A medida tem por objetivo evitar que sejam erguidas, sem autorização do órgão, construções ou qualquer tipo de estrutura que dificulte a visibilidade do santuário, erguido em 1568, em um penhasco a mais de 150 metros de altura.

De acordo com portaria publicada hoje no Diário Oficial da União, os locais a serem delimitados pelo Iphan são formadas por duas áreas, uma na capital do estado e outra em Vila Velha, tendo início no cruzamento dos eixos da Rua Gelu Vervloet dos Santos e da Avenida Dante Michelini, em Vitória.

Um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo, o Convento e a Igreja Nossa Senhora da Penha foram tombados como patrimônio histórico nacional no ano de 1943. O complexo tem área superior a 630 metros quadrados, que abrange uma série de outros monumentos, como a Gruta do Frei Pedro Palácios – no monte onde fica o convento. Construído há 447 anos, o santuário tem o  interior revestido com madeira em cedro, entalhado pelo escultor português José Fernandes Pereira entre 1874 e 1879. Do convento é possível ter uma visão panorâmica de Vila Velha e de Vitória, além de parte do Oceano Atlântico.

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias