Novas chuvas podem atingir Santa Catarina ainda hoje

Publicado em 14/02/2015 - 18:06 Por Michèlle Canes - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Forte chuva provoca enchente em Santa Catarina (Divulgação SDC/SC)

Forte chuva provoca enchente em Santa Catarina (Divulgação SDC/SC)Divulgação SDC/SC

A Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina alerta que, segundo a Epagri/Ciram, órgão de meteorologia do estado, há possibilidade de novas chuvas no início da noite de hoje (14) para as regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, litoral norte. Segundo o alerta, caso isso ocorra, há possibilidade de novos deslizamentos. Na noite de ontem e na madrugada de hoje, a chuva causou alagamentos e deslizamentos, que atingiuram principalmente as regiões do litoral norte e da Grande Florianópolis.

Segundo a Defesa Civil, não há registros de desabrigados, nem de mortos e feridos. Na região metropolitana da capital, as estações meteorológicas da Epagri/Ciram, registraram, em 12 horas de chuvas, o volume de precipitação aguardado para todo o mês de fevereiro. A capital foi a mais afetada, com o maior volume que chegou a 178 milímetros nas últimas 24 horas. Na tarde deste sábado, em novo alerta publicado no site da Defesa Civil, a Epagri/Ciram anunciou pancadas de chuva nas regiões do Meio Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul para as próximas horas.

Mesmo com os alagamentos causados ontem, a Defesa Civil informou que a programação de carnaval, a princípio, está mantida. Serão feitas mudanças apenas se novas chuvas atingirem a região. A assessoria do órgão ressaltou que dois coordenadores regionais fazem um levantamento dos estragos causados, para que o estado possa analisar se há necessidade de auxílio para essas localidades.

A previsão da Epagri/Ciram é de que, no domingo (15), o litoral, Vale do Itajaí e planalto norte permaneçam com instabilidade e possibilidade de chuva. A assessoria da Defesa Civil informou que a população que vive em áreas de risco deve evitar permanecer nessas áreas. No site do órgão, a população é orientada a, em caso de alagamentos, evitar o contato com a água e não dirigir em regiões com muitas poças nas ruas. Outra orientação é que a população fique atenta a movimentações de terra, rachaduras em muros ou paredes. Caso isso ocorra, as pessoas devem deixar o local e comunicar a ocorrência à Defesa Civil pelo telefone de emergência 199 ou (48) 3664-7056 – atendimento 24 horas – ou ao Corpo de Bombeiros, no 193.

As pessoas podem acompanhar os alertas do órgão e da Epagri/Ciram pelo site da Defesa Civil e também pelas redes sociais.

Edição: Marcos Chagas

Últimas notícias