Prédio em obras desaba no centro do Rio sem deixar vítimas

Equipes da prefeitura trabalham no local para remover escombros. A

Publicado em 02/02/2015 - 14:23 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Prédio de quatro pavimentos que passava por reforma desabou entre a noite de domingo(1) e a madrugada desta segunda-feira(2) no Centro do Rio (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Equipes da prefeitura trabalham desde cedo para remover escombros do prédio de quatro pavimentos que desabou entre a noite de domingo e a madrugada de hojeTânia Rêgo/Agência Brasil

Um imóvel de quatro pavimentos, no qual funcionava um bar na parte térrea, na Travessa do Liceu, esquina com Rua do Acre, na zona portuária do Rio de Janeiro, desabou na madrugada de hoje (2). Segundo comerciantes próximos ao local, o prédio estava em obras. Os bombeiros foram acionados, mas, como o imóvel estava vazio, não houve vítimas. Apenas a fachada do prédio não caiu.

Equipes da prefeitura trabalham no local para remover escombros. A área foi interditada pela Defesa Civil. Parte da fachada, que ainda apresentava risco, foi retirada pela Coordenadoria de Operações Especiais da Secretaria Municipal de Conservação. Como restos do prédio caíram sobre imóveis vizinhos, uma nova vistoria está sendo feita por engenheiros da Defesa Civil para avaliar os danos estruturais nas construções próximas.

O vendedor de frutas Gilberto José de Barros, que tem uma barraca em frente ao prédio que desabou, contou que chovia muito no momento do desabamento. Segundo Barros, o prédio passava por obras de reparo. "Abri a barraca à meia-noite, quando o prédio desabou na minha frente. Desabou mesmo. Acabou com o bar do homem. Consegui me esconder atrás da barraca. Mesmo assim, fiquei todo sujo de poeira. Se estou na calçada de lá, seria atingido pelas pedras. Nunca vi uma coisa dessas em minha vida."

O proprietário do imóvel, Casemiro Seixas, no entanto, negou que o estivesse em obras. Seixas disse que o local estava vazio e que só soube do desabamento quando chegou, às 5h da manhã. "Não tinha nada de obra. Estava tudo vazio na parte de cima. Não fiz nenhuma reforma. A única coisa que fizemos foi trocar o telhado, mas isso foi há seis meses. Acredito que a causa tenha sido a obra do Porto Maravilha. Aqui tremia tudo."

De acordo com o subsecretário de Defesa Civil Municipal, Márcio Motta, moradores da região e o proprietário da academia ao lado disseram que havia obras no local e que, provavelmente, não eram autorizadas ou legalizadas pela prefeitura. Márcio Motta salientou que as obras não tinham responsável técnico.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias