Secretário diz que dengue está acima de níveis razoáveis e preocupa em São Paulo

Publicado em 12/02/2015 - 20:42 Por Camila Maciel e Bruno Bocchini - Repórteres da Agência Brasil - São Paulo
Atualizado em 13/02/2015 - 11:25

Apesar de a dengue não ter causado nenhuma morte no município de São Paulo este ano, a doença está acima de níveis razoáveis e preocupa as autoridades locais, segundo o secretário adjunto de Saúde da capital paulista, Paulo Puccini.

No período de 4 a 31 de janeiro, 1.368 casos de dengue foram confirmados na cidade, dos quais 220 autóctones (contraídos no município). No mesmo período de 2014, a cidade teve 743 casos confirmados e, destes, 81 autóctones. No total, houve elevação de 84% nos casos confirmados da doença em 2015.

“A ocorrência da dengue é inusitada e acima dos níveis razoáveis, que preocupa a nós, profissionais de saúde, a nós, secretaria, e que deve preocupar todas as famílias e toda a sociedade”, disse Puccini, em entrevista coletiva na tarde de hoje (12), na prefeitura de São Paulo.

Um óbito está em análise. Segundo a prefeitura, os casos confirmados de dengue até a quarta semana estão concentrados principalmente na zona norte – região mais afetada pela falta de água, seguida das zonas oeste e sul.

Entre as hipóteses levantadas pela Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) para o aumento dos casos neste ano estão as altas temperaturas e o acúmulo de água limpa sem proteção, devido à crise de abastecimento dos últimos meses. “As pessoas têm o direito de se defender da falta de água. Mas, se forem guardar água, devem fazê-lo em um recipiente bem fechado ou com tela”, disse o secretário.

Desde novembro do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu que os serviços públicos e privados de saúde têm de notificar, em até 24 horas, os casos suspeitos. Foram criados comitês locais de Prevenção nas subprefeituras para facilitar o contato com a comunidade.

*Matéria alterada às 11h25 do dia 13/02/2015 para correção. Diferentemente do informado no primeiro parágrafo, a capital paulista registra vítimas de dengue.

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias