Garis estão perto de acordo para encerrar greve no ABC Paulista

Publicado em 31/03/2015 - 18:38 Por Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Sem acordo definitivo, uma terceira audiência de conciliação entre sindicatos dos trabalhadores de limpeza pública e das empresas urbanas de São Paulo foi marcada para a próxima segunda-feira (6).

Apesar da nova data, uma negociação paralela entre as prefeituras da região do ABC paulista e empresas de coleta de lixo, que permite reajuste salarial de 9,83% para garis de seis municípios, pode fazer com que o serviço seja retomado ainda hoje (31) nessas cidades. O sindicato dos trabalhadores defende o mesmo percentual nos demais municípios. Até o momento, a entidade patronal oferece 8,5% para os empregados das outras cidades.

“Não há compromisso formal de retornar agora às atividades, mas acredito, sinceramente, na disposição dos dirigentes sindicais de retomar o trabalho ainda hoje, no turno da noite”, disse o vice-presidente judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, desembargador Wilson Fernandes.

Segundo ele, seis dos sete prefeitos do ABC acenaram com a possibilidade de aditar os contratos com as empresas para permitir o aumento. “Além do percentual de 7,68%, oferecido inicialmente pelas empresas, eles concederiam um incremento de 2%. Os empregados já tinham aceitado um reajuste de 10%, então, estava próximo do que eles estavam aceitando.”

O presidente da Federação dos Trabalhadores em Serviços de Asseio e Conservação Ambiental Urbana e Áreas Verdes de São Paulo, Roberto Santiago, mostrou-se confiante no fechamento do acordo para a região do ABC, excluindo -se a cidade de Rio Grande da Serra, que não compõe o sindicato citado na ação. “A expectativa é de fazermos assembleia agora, e o turno noturno voltar a trabalhar”, disse Santiago. Os municípios do ABC têm cerca 6 mil garis. “É a área em que a greve tem mais visibilidade, porque se enxerga mais o volume de lixo. Mas, se se for para Osasco, Cotia, Taboão da Serra, Barueri, as cidades também estão paradas.”

O presidente do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana de São Paulo, Ariovaldo Caodaglio, teme que as prefeituras não repassem o percentual com o qual estão se comprometendo agora. “Nossa dúvida é que esse repasse fique na promessa”, afirmou. Segundo Caodaglio, no ano passado, o percentual de reajuste no contrato não contemplou o percentual a mais dado aos empregados. O desembargador, no entanto, destacou que a negociação pode constar do processo judicial. “Isso é inusitado, mas nada impede que venha para os autos e seja objeto de homologação”, explicou Fernandes.

O representante dos trabalhadores considerou a negociação satisfatória para a categoria do ABC. “Estávamos pedindo 11,73% e, obviamente, estamos buscando a negociação. Melhorou muito [mais] do que as empresas propuseram, que começou com 6,5%. Portanto, é um meio termo que interessa aos trabalhadores e a toda sociedade”, avaliou. Outras cidades do interior paulista – como Guarulhos, Piracicaba, Araçatuba e Itanhaém – continuam com os serviços de coleta paralisados. O movimento atinge 130 municípios paulistas.


Fonte: Greve de garis no ABC paulista está perto de acordo

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias