Capital paulista bate recorde com 15 milhões de turistas em 2014

Publicado em 29/04/2015 - 16:38 Por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Com 15 milhões de visitantes recebidos em 2014, a cidade de São Paulo alcançou um recorde na série histórica das estatísticas sobre o movimento turístico na cidade, que recebeu cerca de 4,5 milhões de visitantes, ou 30% do total. entre junho e julho, meses da Copa do Mundo. 

Os turistas brasileiros representam 85% dos que chegaram a São Paulo, seguidos por americanos, argentinos, alemães e chilenos. Os visitantes nacionais que mais gastaram na metrópole foram os amazonenses, seguidos por paraenses e baianos, de acordo com a São Paulo Turismo (SPTuris), responsável  pelo levantamento.

Segundo a SPTuris, os israelenses foram os visitantes mais jovens, representando 28% dos turistas com idade entre 18 e 21 anos. Os franceses representaram 29% dos turistas com mais de 50 anos.

A pesquisa destacou também o tempo de permanência na cidade. Os italianos foram os que mais ficaram em São Paulo, com média de 11 dias. O menor índice foi dos romenos, um dia, em média.

Os cinco locais mais atrativos da cidade para os visitantes foram o Museu de Arte de São Paulo (Masp), o Parque do Ibirapuera, o Mercado Municipal, a Avenida Paulista e a Catedral da Sé.

O levantamento mostrou que o movimento turístico na cidade não apresenta grandes oscilações entre a alta e a baixa temporada. Entre os meses de março e novembro, porém, a capital paulista tem o turismo impulsionado pelo calendário de feiras, shows, congressos e convenções.

De acordo com o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, a cidade é reconhecida internacioenalmente pelo calendário de feiras, congressos e convenções. "Somos líderes nesse segmento. E há alguns anos desponta também como destino de lazer, compras, entretenimento, estudos e saúde. Isso faz com que a cidade mantenha bons índices praticamente o ano inteiro, o que é excelente para toda a cadeia produtiva e a economia de forma geral.”

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias