Capitania dos Portos amplia fiscalização de embarcações no Rio

Publicado em 27/04/2015 - 12:38 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) notificou os condutores de 1.750 embarcações que apresentaram irregularidades durante a Operação Verão, encerrada neste mês. Desde o início da ação, em dezembro do ano passado, que tinha como objetivo garantir a segurança da navegação, prevenir a poluição hídrica a partir de navios e evitar acidentes no mar, mais 21mil embarcações foram abordadas e 81 apreendidas.

A operação é sempre feita neste período do ano, devido ao fluxo maior de lanchas, motos aquáticas e outras embarcações com finalidade turística. De acordo com a Marinha do Brasil, apesar de as ações de fiscalização terem se intensificado em 21,43% neste ano, o número de barcos notificados diminuiu 4,37% em relação à operação do período anterior (2013/2014), devido ao trabalho de educação e conscientização desenvolvido pela Capitania dos Portos.

Entre os principais aspectos verificados pela Marinha, estão a habilitação dos condutores, a documentação da embarcação, o material de salvatagem (coletes e boias), os extintores de incêndio, as luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação. O trabalho da Capitania inclui ações de presença em entidades náuticas e colônias de pescadores, o apoio a eventos esportivos e culturais, bem como a realização de palestras educativas para divulgar as principais normas de segurança da navegação.

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias