Cobradores de São Paulo protestam contra circulação de ônibus só com motoristas

Publicado em 07/04/2015 - 20:16 Por Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Cobradores de transporte público protestaram hoje (7), em frente à Câmara Municipal de São Paulo, no centro da capital, contra a lei que autoriza empresas de ônibus a circular somente com motoristas. Os trabalhadores saíram em caminhada da Rua Pirapitingui, no bairro Liberdade, pela Avenida Brigadeiro Luís Antônio até o Viaduto Maria Paula. O ato terminou por volta das 18h e, segundo a Polícia Militar, teve a participação de mil pessoas.

“A manifestação é para mostrar às autoridades que a posição dos trabalhadores e do sindicato é contrária à do Poder Público, que quer diminuir a frota ou licitar linhas sem a presença dos cobradores”, disse Valdevan Noventa, presidente do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas).

Segundo ele, não é possível prescindir do trabalho do cobrador, pois, além de receber passagens, esses profissionais atuam como auxiliar dos motoristas e da própria população. “Ele auxilia a gestante, o deficiente e o idoso. Tem um papel fundamental na cidade, que já é tão complicada pelo excesso de problemas. O cobrador é o auxilio que a população encontra dentro dos ônibus”, acrescentou.

Do Executivo municipal, a Lei 16.097 foi aprovada pelos vereadores em dezembro do ano passado. Uma liminar da Justiça suspendeu os efeitos do Artigo 16, que faculta às empresas a contratação de cobradores. “Por causa da liminar, permanece a lei antiga, que garante o segundo homem nos carros. Vamos apresentar um projeto para a Câmara e mudar o nome de segundo homem para cobrador. É o que estamos exigindo”, explicou Valdevan Noventa.

De acordo com a decisão judicial, o projeto que originou a lei tratava apenas de questões fiscais: regularização de débitos tributários, mediante parcelamento. “Todavia, já em segundo turno de votação, foi incluído o Artigo 16, com matéria totalmente estranha a todo o conteúdo do projeto originário, alterando a Lei Municipal 13.207/2001, o que tornou, pela nova redação, facultativo o cargo de cobrador de ônibus”. Ainda, segundo o texto da liminar, a medida poderia levar à demissão 20 mil trabalhadores.

Por meio de nota, a São Paulo Transportes (SPTrans) negou que haja “política que indique a dispensa dos cobradores do sistema municipal de transportes”. Esclareceu que as novas tecnologias, a partir do bilhete único, foram desenvolvidas e implantadas para dar agilidade e facilitar o embarque e desembarque no sistema de transporte. Para a SPTrans, atualmente somente 8% dos usuários pagam passagens com dinheiro. 
 


Fonte: Cobradores fazem protesto contra lei que autoriza apenas motoristas em ônibus

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias