Índice de Confiança do Empresário do Comércio atinge zona negativa em março

Publicado em 01/04/2015 - 10:52 Por Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) caiu para 93,9 pontos em março, rompendo, pela primeira vez, a zona negativa abaixo de 100 pontos. A pesquisa foi divulgada hoje (1º) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Os dados indicam que, em relação a fevereiro, a queda alcançou 19,5%, na comparação com março do ano passado. Todos os nove componentes da pesquisa atingiram os menores níveis da série histórica, iniciada em março de 2011.

O subíndice com registro de queda maior, tanto na comparação mensal quanto na anual, é a avaliação dos empresários sobre as condições atuais da economia, com retração de 9,4% em relação ao mês anterior e de 33,6% na comparação com março de 2014.  A economia piorou para 86,3% dos entrevistados.

Sobre o futuro, a expectativa do setor acumula seis quedas mensais consecutivas, caindo 6,4% na comparação mensal e 13,9% em relação a março de 2014.

A CNC revisou para 1% a expectativa de crescimento no volume de vendas para 2015. Em fevereiro, a entidade projetava alta de 1,7%. Diante da perspectiva de quase estabilidade no setor, a previsão da confederação é de geração nula de postos de trabalho no varejo este ano.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias