Exposição no Rio exalta interdependência entre homem e natureza

Publicado em 21/04/2015 - 11:46 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A mostra Conexão Estação Natureza foi aberta hoje (21) no centro de compras Rio Design Barra, na Barra da Tijuca, e vai até o dia 5 de maio. A exposição pretende restabelecer a conexão do ser humano com a natureza, por meio da sensibilização pela beleza.

A coordenadora Teresa Cardoso explicou que o objetivo é aproximar os moradores dos grandes centros urbanos da causa da conservação, em seis estações interativas. “É para que as pessoas possam entender um pouco da relação, da interligação que temos com a natureza.”

“Os visitantes terão acesso a recursos de última geração, que vão dos óculos de realidade virtual ao cinema sensorial. Temos uma plataforma de jogos com sensor de movimentos, telas sensíveis ao toque, tecnologia do tipo mãos sem tocar a tela. A criançada vai ficar encantada”, disse a coordenadora.

Na estação Belezas Naturais, somente maiores de 12 anos poderão usar os óculos de realidade virtual. Eles farão uma visita à Reserva Natural Salto Morato, unidade de conservação situada no litoral do Paraná, o maior trecho contínuo da Mata Atlântica.

Para chamar a atenção para a redução da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, os organizadores criaram uma estação onde estão disponíveis bicicletas para as chamadas pedaladas ecológicas.

“Nas bicicletas, que têm um pequeno computador, as pessoas poderão ver, ao pedalarem, o quanto elas estão deixando de emitir gases, quanto economizam de dinheiro com gasolina, quanto perdem em calorias. A gente tem uma calculadora que dá as informações”, explicou a coordenadora.

A exposição se baseou no livro A Teia da Vida, de Fritjof Capra, em que o autor assegura que os seres humanos não são mais importantes do que a natureza, nem esta é mais importante do que o homem. “Todos somos interdependentes”, destacou Teresa Cardoso.

Edição: Beto Coura

Últimas notícias