Institutos promovem campanhas de esclarecimentos sobre pressão arterial no Rio

Publicado em 27/04/2015 - 15:37 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Para marcar o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, comemorado dia 26 de abril, institutos promovem hoje (27), no Rio de Janeiro, diversas ações de conscientização para prevenção e controle da pressão arterial e das complicações cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC), a insuficiência cardíaca e o infarto. De acordo com a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), as doenças cardiovasculares causam 30% das mortes no Brasil.

No Largo do Machado, na zona sul da cidade, a Socerj e o Instituto Nacional de Cardiologia (INC) fizeram, das 8h às 12h, a campanha “Sou 12x8”, com a participação de médicos e residentes do INC. Eles orientaram sobre a importância de tomar medicamentos na hora e dose certas e das consultas regulares ao médico. A iniciativa contar também com apoio de nutricionistas, que vão explicar como se deve diminuir o consumo de sal, além da necessidade de uma alimentação com menos alimentos gordurosos.

O Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro fez a ação das 9h às 15h, no Cobal do Humaitá, também na zona sul. Uma equipe multidisciplinar atendeu à população verificando pressão arterial, nível sanguíneo de açúcar, colesterol, peso e circunferência abdominal. A equipe, formada por médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e dentistas, também distribuiu material de apoio e deu orientações sobre o tema.

De acordo com a Socerj, os médicos alertam que cerca de 50% das pessoas que têm hipertensão não sabem. A diretora científica do Departamento de Cardiologia da Mulher, Ana Patrícia Oliveira, disse que, entre os cardiologistas, a pressão alta é considerada um "assassino silencioso". “Muitas vezes, a pessoa está com valores da pressão acima da normalidade, e assintomática. Simplesmente, a pressão vai subindo gradualmente e, quando o indivíduo passa a ter sintomas, pode ser tarde demais.”

Foi o caso do soldador Hélio Vieira Borges, de 64 anos. Ele descobriu a hipertensão ao se preparar para uma cirurgia. “Em 2006, fui tirar um corpo estranho no olho em um hospital aqui do Rio e a médica me disse que estava com 22 de pressão. Eu não sentia nada, mas, depois de descobrir a hipertensão, tive que modificar meus hábitos e fazer tratamento com remédios.”

Ana Patrícia ressaltou que consultar o médico regularmente, levar uma vida saudável e ter alimentação balanceada são hábitos importantes para controlar a pressão arterial. Estudos indicam que o controle diminui em 15% o risco de infarto e em 42% o risco de AVC. “Alguns fatores de risco são imutáveis, como idade e carga genética, mas outros podem ser modificados e ajudam muito, como controle de peso, glicose e colesterol, consumo moderado de bebidas alcoólicas e não fumar.”

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias