Professores paulistas encerram caminhada com abraço à Secretaria de Educação

Publicado em 24/04/2015 - 18:49 Por Elaine Patrícia Cruz - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Depois de uma caminhada pela Avenida Paulista e Rua da Consolação, os professores da rede pública estadual de São Paulo chegaram por volta das 17h de hoje (24) à sede da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, na Praça da República, centro da capital. Eles encerraram o ato dando-se as mãos e abraçando o prédio. Ainda de mãos dadas, deram também uma volta ao prédio.

A Polícia Militar (PM) estimou a presença de 3 mil professores durante a caminhada, enquanto o Sindicato dos Professores no Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) calculou 50 mil.

A PM cercou toda a sede da secretaria para impedir que os manifestantes voltassem a tentar ocupar o prédio, como ocorreu ontem (23), quando houve confronto entre professores e policiais. A secretaria considerou "truculenta, não democrática e inaceitável" essa atitude, conforme nota divulgada depois do conflito. Hoje, porém, todo o ato transcorreu de forma pacífica.

Antes da caminhada, os professores reuniram-se em assembleia na Avenida Paulista, em frente ao vão-livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), e decidiram manter a greve, iniciada em 13 de março. Eles reivindicam reajuste salarial de 75,33%. Além da manutenção da greve, os professores aprovaram chamada para nova assembleia, na próxima quinta-feira (30), também na Avenida Paulista.

Procurada pela Agência Brasil, a Secretaria Estadual de Educação não se pronunciou sobre o resultado da assembleia até a edição desta matéria.

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias