Rio comemora 500 dias para Paralimpíadas com apresentação de dança

Publicado em 26/04/2015 - 15:41 Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A marca de 500 dias para os Jogos Paralímpicos de 2016 foi comemorada hoje (26) com uma apresentação de dança na Praia de Copacabana, no Rio. Apesar da chuva, dançarinos e outras pessoas que passavam pela orla participaram da celebração, ao som das músicas Rio de Janeiro, de Barry White, e Xote de Copacabana, de Jackson do Pandeiro.

“Tivemos 170 pessoas envolvidas, gente da dança, música e de outras profissões. É muito bom estar todo mundo misturado”, disse a coreógrafa Deborah Colker, responsável pela organização do chamado flash mob, uma apresentação artística rápida, com o objetivo de chamar a atenção das pessoas na rua.

A apresentação contou com a participação de Tom, a mascote dos Jogos Paralímpicos, que serão disputados depois dos Jogos Olímpicos, de 7 a 18 de setembro de 2016, no Rio. Entre os dançarinos, estavam cadeirantes do grupo de dança Corpo em Movimento, que se apresentou nas Paralimpíadas de Sidney, em 2000, e na de Londres, em 2012.

“Espero que as Paralimpíadas aqui no Rio acabem com o paradigma de que só Olimpíada é que é importante. Se for parar para analisar, o Brasil paralímpico conquista muito mais medalhas do que o olímpico. E não é valorizado. Acho também que as pessoas podem refletir mais sobre acessibilidade. Está mudando muito isso aqui no Brasil, mas precisa melhorar mais. Hoje em dia, eu consigo andar sozinho no ônibus, mas tem que avançar mais”, disse o dançarino e cadeirante Felipe Berty, de 21 anos.

Os Jogos Paralímpicos devem reunir 4.350 atletas de 178 países, para disputar 23 modalidades esportivas, como natação, tiro esportivo, vela, atletismo, futebol de cinco, basquete em cadeira de rodas e paraciclismo.

Edição: Beto Coura

Últimas notícias