Após tornado, Xanxerê tem problemas com água, energia e comunicação

Publicado em 21/04/2015 - 13:25 Por Andreia Verdélio - Repórter da Agência Brasil - Brasília

 

Xanxerê - Santa Catarina

Casas destruídas com a passagem de um tornado em Xanxerê (SC)Divulgação/Defesa Civil de Santa Catarina

Atingidas por um tornado, pelo menos 2,6 mil edificações sofreram algum tipo de dano em seis bairros do município de Xanxerê, no oeste de Santa Catarina. A força da tempestade de ontem (20) arrancou cinco torres de energia elétrica, afetando 200 mil unidades consumidoras. O município sofre com problemas no abastecimento de água, energia e sinal de telefonia. Um ginásio desabou.

A Defesa Civil do estado informou que o abastecimento de água está sendo restabelecido hoje (21) e o de energia deve levar pelo menos três dias para voltar à normalidade.

Duas pessoas morreram na passagem do tornado na tarde de ontem. Segundo a Defesa Civil, mais de mil pessoas estão desabrigadas. Além disso, há 120 feridos no hospital, sendo três em estado grave.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o tornado não deve se repetir. O tempo deve ficar nublado o restante da semana, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

A Defesa Civil disponibilizou 570 kits de acomodação, 630 colchões e 300 cestas básicas. Segundo o órgão, o Ministério da Integração Nacional disponibilizou-se a enviar ajuda às localidades atingidas. O governador Raimundo Colombo determinou que todas as instituições do estado atendam aos moradores de Xanxerê e de Ponte Serrada, onde também há registro de danos.

Edição: Beto Coura

Últimas notícias