Grupo aproveita campanha e orienta ciclistas a pedalar com segurança no trânsito

Publicado em 08/05/2015 - 16:44 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro
Atualizado em 08/05/2015 - 18:05

Como parte das atividades do Dia de Bike ao Trabalho, lembrado hoje (8) em todo o país, ciclistas convidaram moradores da cidade do Rio e de Niterói a deixar o carro na garagem e ir trabalhar de bicicleta. 

Os adeptos desse meio de transporte reforçam que, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, pedalar faz bem à saúde e traz benefícios para a mobilidade urbana.

Ana Luiza Carboni, da coordenação do projeto Bike Anjo, ajudou um servidor da prefeitura a fazer o trajeto para o trabalho de forma mais segura e rápida, mostrando como ele devia se deslocar na pista. 

O Bike Anjo reúne ciclistas experientes que ensinam, gratuitamente, pessoas que querem aprender a usar a bicicleta com segurança na cidade. Fundada em São Paulo, a organização existe desde 2010 e desenvolve atividades em 22 cidades em todo o país. No primeiro domingo de cada mês, a Escola Bike Anjo (EBA) ensina crianças e adultos na área próxima ao Museu de Arte Moderna (MAM), no Parque do Flamengo, no Rio. Em Niterói, as aulas ocorrem no Teatro Popular, no terceiro domingo do mês. A entidade conta com 200 voluntários cadastrados no Rio, que passam por treinamento antes de iniciar as atividades.

“Qualquer pessoa pode entrar no site e se cadastrar, tanto para pedir um bike anjo – para ajudar nas rotas e a pedalar na cidade com mais segurança – quanto para ser também um bike anjo”, disse Ana Luiza. O Bike Anjo também promove passeios ciclísticos.

Sócio do Bike Rio Café, Carlos Frederico de Araújo Lima é um defensor do uso da bicicleta para ir ao trabalho. Ele instalou estacionamento para bicicletas no centro da capital fluminense, com vestiários feminino e masculino, nos quais os ciclistas podem tomar banho e mudar de roupa ante de ir trabalhar. O estacionamento tem capacidade para 80 bicicletas.

O sucesso foi tão grande que o estabelecimento criou um espaço para café, lanche e almoço. Em apoio ao movimento de hoje, os 30 primeiros a chegar puderam usar os serviços sem pagar. Ele avaliou que a chuva de hoje prejudicou um pouco a campanha.  “A chuva ainda espanta alguns ciclistas, mas, para as pessoas que não gostam mais de pegar carro, a chuva não atrapalha. É só trazer outra muda de roupa.”

Ana Luiza Carboni ressaltou que as pessoas devem optar pela bicicleta por questão de mobilidade, além de significar economia com passagens de ônibus ou gasolina. Outro fator positivo diz respeito à saúde. “Você não precisa de muito mais para se manter saudável”, diz ela. Além disso, há a questão do meio ambiente, com poluição zero.

Ela avalia que o crescimento do número de adeptos da prática é importante para dar visibilidade aos ciclistas. "Quanto mais ciclistas nas ruas, mais respeitados vamos ser.”

 

Matéria foi alterada para ajuste de texto

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias