Policiais civis aprendem combate às drogas com norte-americanos no Rio

Publicado em 18/05/2015 - 18:40 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Quarenta policiais civis de delegacias especializadas do Rio de Janeiro iniciaram hoje (18) o Curso de Combate às Drogas ministrado pelo Drug Enforcement Administration (DEA), órgão responsável pelo combate às drogas nos Estados Unidos. O curso, oferecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), faz parte do projeto do Departamento Geral de Polícia Especializada (DPGE) de capacitar agentes de unidades especiais como preparação individual e para as Olimpíadas de 2016.

"Temos que capacitar cada vez mais os policiais, principalmente para atender às demandas. Temos problemas normais do dia a dia e temos eventos que ainda vão chegar no Rio de Janeiro. Para isso, é necessário capacitar o policial para conseguir dar segurança maior para a sociedade", afirmou o diretor-geral do DPGE, Ronaldo Oliveira.

A maior parte dos agentes que faz o curso é da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod). Há ainda agentes de outras unidades que trabalham direta ou indiretamente com entorpecentes, como as delegacias de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) e de Automóveis (DRFA), além da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).

Segundo Oliveira, o curso será uma chance de garantir capacitação avançada aos agentes. "Os policiais terão a oportunidade de trocar informações e também de capacitação com o departamento americano, que veio trazer novidades tanto nas investigações quanto na tecnologia envolvendo as investigações de combate às drogas. Posso garantir que este é apenas o primeiro curso de muitos que vamos ter", afirmou.

As aulas ocorrerão até sexta-feira (22) na Cidade da Polícia, no Jacarezinho, zona norte da cidade, das 9h às 18h. A aula inaugural contou com a presença do chefe de Polícia Civil , delegado Fernando Veloso, e de representantes da embaixada norte-americana.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias