Protesto alerta para o crescimento de mortes violentas no Rio

Publicado em 20/05/2015 - 20:50 Por Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Protesto da ONG Rio de Paz pela morte do médico Jaime Gold, 56 anos, esfaqueado em um assalto na Lagoa Rodrigo de Freitas, quando passeava de bicicleta (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Protesto da organização Rio de Paz foi organizado para chamar a atenção das autoridades para os índices de mortes violentas na cidadeFernando Frazão/Agência Brasil

Um protesto pacífico, na tarde de hoje (20), marcou o exato local onde o médico Jaime Gold foi esfaqueado na noite de ontem (19), quando andava de bicicleta em torno da Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio.

Cartazes alertando para o grande número de mortes violentas na cidade foram afixados nas grades, ao lado de uma bicicleta pintada de preto e de um buquê de flores. O chão foi pintado com tinta vermelha, que se misturava à mancha ainda visível do sangue perdido pelo médico, que chegou a ser socorrido, mas acabou morrendo nesta quarta-feira.

O protesto foi organizado pelo ativista Antônio Carlos Costa, da organização Rio de Paz, para chamar a atenção sobre os índices de mortes violentas na cidade. “Estamos aqui para expressar solidariedade à família e protestar contra a interrupção de uma vida. Precisamos chorar a morte que ocorre aqui e na favela”, disse Antônio Carlos.

A cena chamava atenção de quem passava pela ciclovia da Lagoa. A maioria demonstrava revolta com a morte e pedia mais segurança. “Eu me sinto triste. O Rio de Janeiro não merece isso. A gente fica refém de um trânsito que não tem locomoção e não pode andar de bicicleta, porque é esfaqueada. Não tem horário. Eu me sinto totalmente insegura”, desabafou a médica Celina Acra.

Para o personal trainer Carlos Eduardo Brasil de Oliveira, que usa a ciclovia para ir ao trabalho, o crime não impedirá que ele continue a usar o trecho. “Nunca fui de ficar muito preocupado, porque não achava que seria alvo. Mas não dá para passar em branco e fingir que nada aconteceu. Temos de estar mais atentos e cobrar solução dos responsáveis, porque não é a primeira vez que ocorre.”

Por causa do crime, o secretário de Segurança do Estado, José Mariano Beltrame, decidiu trocar o comando do 23º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento na área, que é muito procurada por turistas e onde ocorrerão as provas de remo das Olimpíadas em 2016.


Fonte: Protesto marca local onde médico foi esfaqueado na Lagoa

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias