Conselho Curador da EBC tem novos integrantes

Publicado em 18/06/2015 - 19:48 Por Michèlle Canes - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Os cinco novos integrantes do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foram designados pela presidenta Dilma Rousseff e tiveram os nomes publicados na edição de hoje (18) do Diário Oficial da União. Eles representam a sociedade civil na EBC e terão mandato de quatro anos que pode ser prorrogado por igual período.

Enderson Araújo de Jesus Santos, Isaías Dias, Joel Zito Almeida de Araújo, Letícia Luiza Yawanawá e Venício Artur de Lima foram escolhidos entre 15 nomes indicados e substituirão Daniel Aarão, João Jorge, José Martins, Maria da Penha e Murilo Ramos. 

Segundo informações publicadas no site do Conselho Curador, a posse será no dia 13 de agosto durante a reunião ordinária do conselho. No edital do processo, buscou-se garantir a participação de indígenas, jovens e pessoas com deficiência ou que tenham atuação em direitos humanos. A seleção reservou 40% das vagas para a população negra, além de buscar garantir a equidade de gênero. Foi observada também a proporcionalidade por região do país.

Conheça os novos conselheiros:

Enderson Araújo de Jesus Santos é articulador de movimentos sociais e também produtor de conteúdos para o programa Câmara Ligada, da TV Câmara. Vencedor do Prêmio Laureate Brasil de Jovens Empreendedores Sociais em 2012, é criador do Grupo de Jovens Comunicadores Mídia Periférica.

Isaías Dias é membro do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conade) e diretor da Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, na área de respeito às pessoas com deficiência.

O cineasta Joel Zito Almeida de Araújo é especialista em filmes e documentários sobre cultura negra no Brasil. É doutor em ciências da comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e cineasta. Ele foi diretor do filme O Negro na TV Pública no Brasil. Joel Zito também dirigiu A Negação do Brasil, trabalho que foi muito elogiado pela crítica.

Liderança indígena, Letícia Luiza Yawanawá é membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e também integrante da Coordenação Indígena da Amazônia Brasileira.

O jornalista Venício Artur de Lima é doutor e pós-doutor pela University of Illinois at Urbana-Champaign, nos EUA; professor titular de ciência política e comunicação da Universidade de Brasília; ex-membro do Conselho de Administração da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp); fundador do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política. É autor de títulos como Comunicação e Cultura e Conselho de Comunicação Social: a Interdição de um Instrumento da Democracia Participativa.

O Conselho Curador da EBC é composto por 22 membros e tem como prerrogativa aprovar anualmente e observar a aplicação do plano de trabalho e da linha editorial da empresa. O órgão também acompanha e fiscaliza a veiculação da programação.

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias