CPTM pede que greve dos ferroviários de São Paulo seja considerada abusiva

Publicado em 03/06/2015 - 13:38 Por Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) protocolou no Tribunal Regional do Trabalho um pedido para que seja declarada a abusividade da greve dos ferroviários na capital paulista. A paralisação prejudica hoje (3) aproximadamente 500 mil passageiros, que utilizam as quatro linhas afetadas em São Paulo

De acordo com o TRT, o pedido de abusividade será julgado pela Seção de Dissídios Coletivos e ainda não tem data definida. Hoje, as linhas 7-Rubi e 11-Coral ficaram totalmente paradas. As linhas 10-Turquesa e 12-Safira tiveram funcionamento parcial.

A CPTM considerou lamentável o descumprimento da liminar do TRT que determina que 90% dos maquinistas trabalhem no horário de pico e que 70% dos empregados das demais atividades também trabalhem nesse horário.

Os ferroviários dos dois sindicatos que pararam as atividades hoje vão se reunir em assembleia nesta tarde. O Sindicato dos Ferroviários de São Paulo faz a assembleia em sua sede às 14h30, e o dos Ferroviários da Central do Brasil reúne os trabalhadores às 14h, em frente à Estação Brás da CPTM.

Hoje de manhã, houve confusão na Estação Francisco Morato. A Polícia Militar usou bombas de gás para tentar conter pessoas que depredaram o local. O grupo ficou revoltado com a greve que paralisou a operação nessa estação, que é atendida pela Linha 7- Rubi. A CPTM informou aos passageiros da região metropolitana de São Paulo que a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) reforçou a sua frota no horário de pico.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias