Crianças plantam árvores no Rio em comemoração à Semana do Meio Ambiente

Publicado em 03/06/2015 - 14:22 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Fundação Parques e Jardins, da Secretaria de Meio Ambiente, promove evento alusivo à Semana Mundial do Meio Ambiente e planta muda de palmeira imperial (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Alunos de escolas municipais plantam muda de palmeira imperial no Campo de Santana, centro do RioTânia Rêgo/ Agencia Brasil

Crianças de escolas municipais participaram hoje (3), no centro do Rio, de atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Elas plantaram mudas de árvores no Campo de Santana, em uma ação promovida pela Fundação Parques e Jardins, da prefeitura.

A fundação também distribuiu mudas aos frequentadores do local e doou novos animais à praça, conhecida pelas cotias que vivem soltas pelo parque. O presidente da fundação, Wellington Ribeiro, destacou a necessidade de conscientizar a população quanto à preservação dos recursos naturais com o desenvolvimento sustentável.

“Cuidar do meio ambiente não é só plantar uma árvore, mas também preservar o patrimônio público, atentar para questões importantes e cobrar ações nessas áreas, como limpeza urbana, qualidade do ar, uso responsável dos recursos naturais e preservação das florestas. Sem isso, não há perspectiva para as próximas gerações terem qualidade de vida, que já não é boa hoje”, disse.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Tiradentes, Kátia Cristina Maia, acredita que as atividades voltadas ao cuidado com o meio ambiente são importantes para estimular as crianças e torná-las, no futuro, pessoas mais engajadas e pró-ativas com a causa do meio ambiente.

“É extremamente importante nossas crianças estarem ampliando o acervo de conhecimentos para além dos muros da escola. Neste momento, estamos formando consciências críticas, e essas crianças, futuramente, serão cidadãos inseridos na sociedade e vão atuar nela. Queremos plantar essa semente da preocupação ambiental desde já nelas”, afirmou Kátia.

A iniciativa da Fundação Parques e Jardins integra as ações que ocorrem em todo o estado durante esta semana. Desde segunda-feira (1º) a Universidade Federal do Rio de Janeiro debate soluções para os problemas de poluição encontrados na Baía de Guanabara e seu entorno. A universidade também plantou 80 mudas no jardim do parque tecnológico da universidade.

A Secretaria de Estado do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente também realizaram mutirões, palestras e atividades itinerantes. No Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Niterói, região metropolitana do Rio, os eventos continuam até o próximo sábado (6), com plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Domingo (7), as ações da secretaria se encerram com a limpeza de resíduos na restinga de toda a orla da região oceânica de Niterói.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias