Olimpíadas: prefeitura do Rio avança na ampliação da ligação São Conrado-Barra

Publicado em 14/06/2015 - 18:35 Por Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio promoveu, na manhã de hoje (14), a última detonação das escavações do Túnel de São Conrado, que faz parte das obras de ampliação do Elevado do Joá, principal via de ligação entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca, onde está sendo construída a Vila Olímpica.

O prefeito Eduardo Paes participou do ato, que tem como objetivo a melhoria do tráfego entre as zonas sul e oeste da cidade, com vistas aos Jogos Olímpicos de 2016 que ocorrem na cidade do Rio de Janeiro no próximo ano.

A via envolve ainda a criação do novo Túnel do Joá, que contará com a construção de pontes, elevados e viadutos. Com sua capacidade ampliada, a Estrada do Joá deverá ser inaugurada ainda no primeiro semestre do próximo ano, em tempo de permitir maior rapidez no deslocamento de comitivas, dirigentes e atletas de várias nacionalidade, que estarão no Rio para participar dos jogos, e que irão para a Vila Olímpica.

Paralelamente à estrada, está sendo construída uma ciclovia, que aumentará a malha já existente. Acompanhado de assessores, o prefeito Eduardo Paes falou da importância da obra. “Além da bela vista que estará sendo oferecida aos usuários, a obra vai melhorar significativamente o fluxo de veículos entre São Conrado e a Barra da Tijuca.”

Paes ressaltou que os benefícios da ampliação da via entre as zonas sul e oeste vão além do tempo de duração dos Jogos Olímpicos. "A ampliação, ao beneficiar milhares de pessoas que por ali trafegam todos os dias de ônibus, será deixada como um dos legados do evento para a cidade."

Ainda hoje deverão ocorrer mais duas detonações para a conclusão dos trabalhos de abertura do Túnel do Joá, o segundo a ser construído ainda no âmbito de ampliação do elevado. A prefeitura está investindo R$ 458 milhões na obra, que, segundo previsão da própria prefeitura, vai ampliar a capacidade do trânsito em aproximadamente 35%.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias