Rio ultrapassa meta de vacinação contra gripe pelo segundo ano consecutivo

Publicado em 24/06/2015 - 18:57 Por Flávia Villela – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro imunizou 80,94% do público-alvo de vacinação contra a gripe. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde era 80%. Dentro do grupo prioritário, gestantes e crianças (de 6 meses a 5 anos), foram os que menos se vacinaram, respectivamente com 69,2% e 71,71% de cobertura. Em 2014, a cobertura vacinal no estado chegou a 83,98%.

O secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto, alertou os que fazem parte do público-alvo e ainda não se vacinaram para que procurem os postos de saúde. “A gripe parece uma doença branda, mas pode evoluir de forma grave e levar até a óbito. Nosso trabalho de conscientização não terminou com a campanha do Ministério da Saúde”, disse Peixoto.

O grupo prioritário inclui também mulheres com até 45 dias do parto, idosos, população carcerária, doentes crônicos e profissionais de saúde e do sistema prisional. A vacinação está sendo feita nos 1.500 postos de saúde dos 92 municípios fluminenses. A vacina é capaz de imunizar contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circularam no último inverno:  Influenza A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, informou que a orientação é para que os municípios que ainda tenham vacina continuem a disponibilizá-la, mesmo que não seja mais obrigatório com o fim da campanha. A vacina não faz parte do calendário permanente. A campanha ocorre no outono, pois a vacina demora cerca de duas semanas para induzir a proteção e de quatro a seis semanas para que a máxima proteção seja alcançada, no período do inverno, quando ocorre maior circulação do vírus.

A vacina é contraindicada apenas para os que têm alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo, e os portadores de doenças neurológicas em atividade. Para quem estiver com gripe, ou apresentando estado febril, ou sintomas de dengue, recomenda-se esperar melhorar e depois tomar a vacina. O imunizante deve ser aplicado todos os anos.

Provocada pelo vírus Influenza, a gripe ataca todos os anos entre 10% e 20% da população do planeta, segundo a Organização Mundial da Saúde (cerca de 600 milhões de pessoas). Entre 250 mil e 500 mil pessoas morrem por ano devido a gripes mal tratadas. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite) e inflamação nos brônquios (bronquite).

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias