No Rio, vazamento em oleoduto da Transpetro atinge córrego e chega ao mar

Publicado em 19/06/2015 - 17:16 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Um vazamento em um oleoduto da Transpetro, empresa subsidiária da Petrobras, atingiu um córrego, na altura de Coroa Grande, distrito de Mangaratiba, na Costa Verde fluminense, às 9h30 de hoje (19).

Segundo a Transpetro, cálculos preliminares indicam o derramamento de cerca de 600 litros de petróleo. A maior parte desse volume atingiu um córrego próximo, sendo que apenas 50 litros chegaram ao mar.

De acordo com a companhia, há suspeita de violação e tentativa de furto de combustível no oloeduto Orbig, que liga o município de Angra dos Reis à Refinaria Duque de Caxias (Reduc), na Baixada Fluminense.

A empresa informou que o vazamento já foi contido e que equipes de contingência estão trabalhando no local para o recolhimento do produto e para minimizar os impactos ao meio ambiente.

A Transpetro enumerou os equipamentos usados na ação de contingência: dois caminhões a vácuo, um caminhão-baú, dois tanques de recolhimento, um helicóptero, duas lanchas, quatro táxis-boat, 800 metros (m) de barreira absorvente e 30m de barreira de contenção.

Segundo a Transpetro, as autoridades ambientais foram avisadas assim que o incidente foi detectado. Uma equipe de bombeiros do quartel de Itaguaí foi deslocada para fazer a contenção, em caso de eventual necessidade.

Em nota, a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) relatou que equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizam vistoria no local do acidente.  “Em virtude das condições meteorológicas não houve teto para sobrevoo na região”, diz o texto.

De acordo com a Secretaria de Estado do Ambiente, até o momento, foram observados filmes mostrando o óleo próximo das praias de Coroa Grande e Itacuruçá. O sistema de emergência da Transpetro foi acionado e peritos da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente estão a caminho.

Matéria alterada às 20h25 para correção de informação.*

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias