Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sistema Cantareira amplia limite de abastecimento de água em agosto

O novo limite de captação (14,5 mil litros de água por segundo) vai

Publicado em 29/07/2015 - 18:09

Por Elaine Patricia Cruz - Repórter da Agência Brasil São Paulo

A partir de sábado (1º), o Sistema Cantareira poderá fornecer mais água para abastecer cerca de 5,3 milhões de pessoas na Grande São Paulo. Ontem (28), o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e a Agência Nacional de Águas (ANA) aprovaram comunicado conjunto em que estabelecem o novo limite de vazão de retirada do Sistema Cantareira, na Estação Elevatória de Santa Inês, que vai valer até o final de agosto. Depois desse período, entre setembro e novembro, a retirada máxima permitida volta ao limite atual.

Com isso, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) poderá retirar 14,5 mil litros por segundo do manancial, que opera com 10,5% de capacidade negativa, ainda utilizando a primeira cota do volume morto. Atualmente, o limite é de 13,5 mil litros por segundo. Em janeiro de 2014, antes da crise de abastecimento de água em várias cidades do estado, a Sabesp captava 32 mil litros por segundo de água do Cantareira.

Já a liberação de água do sistema para a bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, no interior paulista, permanecerá em 3,5 mil litros por segundo até 30 de novembro de 2015.

Por meio de nota, a Sabesp informou que a solicitação de aumento de retirada do sistema “visa a equilibrar a retirada do Alto Tietê”, que hoje está operando com 18,5% de sua capacidade. Segundo a companhia, a vazão afluente do Cantareira este ano foi melhor do que a verificada em 2014. Por isso, descarta a possibilidade de rodízio de água na Grande São Paulo este ano.


Fonte: ANA e DAEE autorizam ampliação do limite de captação do Cantareira
Edição: Stênio Ribeiro

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas notícias