Aproximação de frente fria provoca ventania e falta de energia no Rio

Publicado em 21/07/2015 - 18:07 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro


A aproximação de uma frente fria foi precedida hoje (21) de ventos fortes em diversos pontos do Rio de Janeiro, que chegaram a 82 quilômetros por hora (km/h) no Forte de Copacabana, zona sul da cidade, informou o Instituto Nacional de Meteorologia. Houve falta de energia em alguns bairros.

A Light informou, em nota, que restabeleceu o fornecimento de energia em trechos dos bairros da Tijuca, de Madureira e de Bangu, interrompido devido à ventania na cidade. Técnicos continuam trabalhando para normalizar trechos de Jacarepaguá, da Barra da Tijuca, de Campo Grande e de Santa Cruz. Segundo a concessionária Supervia, as sete estações do teleférico do Complexo do Alemão, na zona norte da cidade, ficaram fechadas, por medida de segurança, por cerca de duas horas, desde as 14h16, devido às condições climáticas.

O Centro de Operações da prefeitura informou que os ventos permanecem de moderados a fortes durante todo o dia. A temperatura terá queda acentuada a partir de amanhã (22) – a máxima prevista é  26º e a mínima, 15º. Segundo a prefeitura, depois de 15 dias sem chover, podem ocorrer pancadas de chuvas isoladas na noite de hoje.

O meteorologista do Alerta Rio, Nilton Moraes, explicou que há uma frente fria se deslocando desde ontem (20), da Região Sul para o Sudeste: “A frente fria está atuando entre São Paulo e o litoral sul do estado. Os fortes ventos ocorrem devido a essa aproximação”, disse Moraes. Amanhã a intensidade dos ventos diminuirá: ”O vento diminui e o céu fica nublado a encoberto, com chuvas fracas e isoladas em qualquer ponto da cidade.”

O Centro de Hidrografia da Marinha informou que ondas de 2,5 metros (m) a 3m devem atingir a orla da capital às 15h de amanhã e permanecer até às 15h de quinta-feira (23). A prefeitura lançou hoje um aplicativo do Alerta Rio, que vai oferecer informações, em tempo real, sobre clima, chuvas, ventos e até sobre o risco de deslizamentos de terra.

Para receber as informações, é preciso baixar o novo aplicativo para celular e tablets, que funciona nas plataformas Android e iOS. O serviço da prefeitura é atualizado com dados extraídos dos 33 pluviômetros espalhados pela cidade. Além disso, o Alerta Rio conta com sete sensores de umidade e temperatura.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, o aplicativo ajuda a preparar operacionalmente a cidade em casos de chuvas intensas e promove melhorias nas condições de transmissão de informações e de manutenção da aparelhagem.

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias