Chuvas no Sul diminuem hoje, mas aumentam a partir de domingo

A chuva que atinge a região há uma semana provocou deslizamentos de

Publicado em 17/07/2015 - 14:18 Por Da Agência Brasil - Brasília

Cidade de Francisco Beltrão (PR) é atingida por fortes chuvas (Divulgação/Prefeitura de Francisco Beltrão)

Cidade de Francisco Beltrão (PR) é atingida por fortes chuvas Divulgação/Prefeitura de Francisco Beltrão

As chuvas fortes que atingem a Região Sul do país devem perder intensidade a partir de hoje (17), segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A partir de domingo (19), no entanto, o Rio Grande do Sul deve registrar fortes pancadas de chuva.

"A frente está perdendo força mas deve continuar na região. Chuvas menos intensas são esperadas em Santa Catarina e no Paraná, mas a partir do domingo fortes chuvas devem cair no Rio Grande do Sul", disse Manoel Rangel, meteorologista do Inmet.

As chuvas que atingem a região há uma semana já provocaram deslizamentos de terra e alagamentos em vários municípios, deixando famílias desabrigadas ou desalojadas nos três estados.

Em Santa Catarina, de acordo com números preliminares da Defesa Civil do estado, 1,4 mil pessoas estão desalojadas e 62 desabrigadas. O número de pessoas afetadas chega a 7.260. Desde o início das chuvas, 52 cidades foram atingidas, 18 decretaram situação de emergência e três, estado de calamidade pública. Oito pessoas ficaram feridas e duas morreram; uma pessoa em no município de São Joaquim e outra em Coronel Freitas.

Por meio da assessoria de comunicação, a Defesa Civil de Santa Catarina informou que apesar da diminuição no volume de chuvas que cai sobre a região, ainda trabalha com a possibilidade de que mais deslizamentos de terra ocorram, uma vez que o solo úmido dificulta o escoamento das águas e deixa a terra mais frágil.

Hoje pela manhã, a Defesa Civil emitiu alerta para possível transbordamento do Rio Canoinhas. Em nota, disse já estar "trabalhando de forma coordenada com o ONS [Operador Nacional do Sistema] e operadores das barragens à montante [em direção à nascente do rio] para evitar que o rio transborde".

No Rio Grande do Sul, o número de municípios atingidos subiu para 49. Dois mantêm situação de emergência decretada: Esteio e Rolante. O número de pessoas afetadas chegou a 6,1 mil. Dessas, 827 estão em abrigos.

De acordo com a Defesa Civil, o nível das águas do Rio Uruguai está baixando mas as cidades próximas, São Borja e Uruguaiana, continuam inundadas. O Rio Caí, que transbordou e inundou o município de São Sebastião do Caí, também está perdendo volume. São Sebastião do Caí continua alagada.

No Paraná, o número de pessoas atingidas chegou a mais de 40 mil pessoas na tarde de hoje. Dessas, 454 estão desalojadas e 99 desabrigadas. Cinquenta e oito municípios foram atingidos pelas chuvas. O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, visitou ontem o Paraná e Santa Catarina e anunciou apoio aos municípios e estados afetados.

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias