EBC e empresa chinesa de televisão assinam acordo de intercâmbio de conteúdos

Publicado em 02/07/2015 - 19:05 Por Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a China Central Television (CCTV) assinaram hoje (2) acordo de cooperação para intercâmbio de conteúdos e coprodução de programas. Da cerimônia de assinatura participaram o diretor-geral da EBC, Américo Martins, o diretor vice-presidente de Gestão e Relacionamento, Sylvio Andrade, e o vice-presidente da CCTV,  Wei Dichun.

EBC e empresa de tlevisão chinesa assinam acordo de intercâmbio

EBC e empresa de televisão chinesa assinam acordo de intercâmbioAntônio Cruz/Agência Brasil

“É um prazer visitar a EBC e assinar este acordo. Hoje estamos com muita esperança sobre nossa cooperação no futuro”, disse Dichun, destacando que o acordo promoverá também o intercâmbio de profissionais.

Para Américo Martins, receber profissionais da CCTV no Brasil e enviar pessoal da EBC para a China será importante para as duas empresas de comunicação. “Uma possibilidade que já tinha acenado, e fiquei feliz de ouvir o vice-presidente [Wei Dichun] dizer que está aberto para a troca de profissionais. Eventualmente. mandar alguns repórteres nossos, em diferentes períodos, para cobrir a China, baseado na CCTV e vice-versa.”

A empresa chinesa, segundo Martins, é uma potência na área de produção e veiculação de conteúdo. São 42 canais, 25 deles abertos e 17 por assinatura. Eles cobrem 90% do território chinês, atingindo 1 bilhão de pessoas. “Então, eles podem pegar material sobre o Brasil e nós, sobre a China e outros lugares onde não tivermos correspondentes”, disse o diretor-geral da EBC.

A CCTV tem ainda sete canais que transmitem em língua estrangeira (inglês, francês e espanhol).

 

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias