Gastronomia ao ar livre leva brasilienses ao Parque da Cidade

Publicado em 12/07/2015 - 14:23 Por Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O tradicional almoço de fim de semana foi ao ar livre para muitos moradores de Brasília neste domingo (12). Eles aproveitaram o dia ensolarado para escolher entre várias opções de pratos no Conexão Brasília, reunião de food trucks em um estacionamento do Parque da Cidade, no Plano Piloto.

O objetivo do evento é popularizar a proposta de vender comida de rua com um tratamento mais sofisticado e arrecadar agasalhos, cobertores e alimentos para as Casas Lares Rebecca Jenkins, instituições que abrigam crianças e adolescentes sem família ou em situação de risco.

“Juntamos 27 food trucks para tentar trazer pessoas que possam fazer doações”, explica Giovanni Montini, dono de uma food truck e diretor de eventos da associação que reúne empresários do setor.

As doações são opcionais, e a comida deve ser adquirida com dinheiro, que não será revertido para a instituição de caridade. O encontro também conta com uma feira cultural, com venda de artesanato local e roupas. Os food trucks estarão reunidas até as 18h de hoje.

De acordo com Giovanni Montini, a expectativa é repetir a promoção a cada dois meses, alternando os lugares de realização. Para ele, um dos diferenciais que os food trucks oferecem aos consumidores é a mobilidade. “A gente tem comida boa, de qualidade e, em vez de o cliente ter de vir até a gente, nós vamos até ele”, comenta. O empresário explica que, atualmente, os food trucks da capital federal têm licenças provisórias, geralmente tiradas para participação em eventos específicos. 

“A associação está trabalhando com as administrações regionais, Corpo de Bombeiros, Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e Agefis [Agência de Fiscalização do Distrito Federal] para tentar fazer um projeto de lei que regularize nossa presença”, informa. Caso dê certo, a medida será bem-vinda por pessoas como o servidor público Marco Antônio de Oliveira, 45 anos, que foi ao Parque da Cidade. “A vantagem é o preço, a variedade e a qualidade, que é muito boa. Faltam opções assim em Brasília. Restaurante é muito caro, ainda mais nesse momento de inflação", avalia.

Para o bancário Madson Bastos da Costa, 38 anos, apesar de a iniciativa oferecer pratos mais caros em relação à comida de rua tradicional, a qualidade compensa os preços. “É uma novidade interessante ter essas opções gourmet. Acho que elas vêm para ficar. As pessoas estão dispostas a ter alimentação de qualidade por um preço um pouco mais alto”, acredita.

Madson foi ao Parque da Cidade acompanhado da mulher, a também bancária Nazareth Vargas, 34 anos, e das filhas, Olívia, 5 anos, e Helena, 2. “É um espaço aberto, o dia está sem chuva. Fiquei sabendo [do evento] por divulgação em uma rede social”, relata.





Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias