Governo está confiante na aprovação das contas de Dilma pelo TCU, diz Rossetto

“Estamos absolutamente confiantes por conta da qualidade e da

Publicado em 08/07/2015 - 10:30 Por Michélle Cannes - Repórter da Agência Brasil - Brasília
Atualizado em 08/07/2015 - 10:57

O Bom Dia Ministro recebe o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, para falar sobre o Programa de Proteção ao Emprego, criado pelo Governo Federal (José Cruz /Agência Brasil)

O governo trabalha para que rapidamente a economia volte a ter um padrão de crescimento, disse o ministro Miguel Rossetto ao participar do Programa Bom Dia, MinistroJosé Cruz/Agencia Brasil

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, disse hoje (8) que o governo está confiante quanto a aprovação das contas do governo da presidenta Dilma Rousseff pelo Tribunal de Contas da União (TCU). “Estamos absolutamente confiantes por conta da qualidade e da legalidade de todos os atos do governo”, disse após participar do Programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços.

O governo tem até o dia 22 deste mês para explicar pontos questionados pelo TCU, responsável pela análise das contas do Executivo. No último dia 17, o TCU adiou por 30 dias o julgamento das contas de 2014 do governo federal. O ministro Augusto Nardes pediu explicações sobre indícios de irregularidades apontadas pelo tribunal, por descumprimento das leis de Responsabilidade Fiscal e Orçamentária Anual.

Com relação às declarações da oposição de que o governo da Dilma Rousseff adota “atitudes golpistas”, o ministro criticou o posicionamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG). “É absolutamente inaceitável. A sociedade democrática reage a estas iniciativas que buscam romper uma legalidade democrática”.

O ministro defendeu também a atuação do vice-presidente Michel Temer como articulador político do governo. O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse no início deste mês que defende a saída de Temer da articulação. Rossetto ressaltou que o vice-presidente continua na pasta e vem se dedicando à construção e colaborando para uma agenda positiva. “Continua trabalhando. Trabalhando muito e trabalhando bem".

"O vice-presidente tem se dedicado muito à construção e aprovação de projetos importante para o nosso pais”, disse.

Durante o Programa Bom dia Ministro, Rossetto falou sobre o Programa de Proteção ao Emprego (PPE), lançado por medida provisória na noite de segunda-feira (6). Ele acredita que o programa será aprovado no Congresso Nacional já que o tema vem sendo debatido tanto com as centrais sindicais e com os parlamentares. “É uma iniciativa para preservar  empregos, o que é muito importante em um momento de crise. O governo trabalha para que rapidamente a economia volte a ter um padrão de crescimento e é este crescimento que vai ampliar a oferta de emprego a exemplo do que o Brasil viveu em todos estes últimos anos”.

O ministro reafirmou que acredita que a economia do país se recupere em 2016 e que o principal objetivo do programa é manter empregos.  Sobre a inflação no país, Rossetto disse que o governo está confiante na redução da taxa no segundo semestre. “Estamos muito confiantes na redução da inflação deste segundo semestre. Todas as iniciativas começam a partir do segundo semestre sinalizar recuperação da atividade econômica e estas iniciativas são fundamentais para recuperar o crescimento da economia e geração de emprego”.

*Matéria alterdada para corrigir informação às 10h57 do dia 08/07/2015.

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias