Inundações e enxurradas provocam calamidade pública em Santa Catarina e Amazonas

Publicado em 29/07/2015 - 09:37 Por Yara Aquino – Repórter da Agência Brasil - Brasília

O Ministério da Integração Nacional reconheceu o estado de calamidade pública em municípios de Santa Catarina e do Amazonas devido a inundações e enxurradas. Portaria publicada na edição de hoje (29) do Diário Oficial da União informa que a calamidade pública em Careiro da Várzea (AM) e em Saudades (SC) ocorreu em razão dos estragos causados pelas inundações. Em Coronel Freitas (SC), os motivos foram as enxurradas.

Foi reconhecida também a situação de emergência nas seguintes cidades: Andorinha (BA), que sofre com a estiagem; Salinas da Margarida (BA), devido a alagamentos; Francisco Dumont (MG), por motivo de estiagem; Varzelândia (MG), que passa por um período de seca, e Sertão Santana (RS), em razão de enxurradas.

O estado de calamidade pública, de acordo com a Defesa Civil, é uma situação anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que implicam o comprometimento da capacidade de resposta do Poder Público. A situação de emergência é decretada por motivos semelhantes, porém com danos e prejuízos em menor intensidade.

O reconhecimento do estado de calamidade pública ou de situação de emergência permite ao estado, Distrito Federal ou município solicitar recursos da União para ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução.

Edição: José Romildo

Últimas notícias