Hospital do Rio atinge 48,8% das 10,5 mil cirurgias previstas para 2015

Publicado em 01/07/2015 - 21:59 Por Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), órgão do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro, fez 5.074 cirurgias este ano, chegando a 48,8% da meta acordada com a Justiça Federal, Ministério Público Federal e Defensoria Pública para a redução da fila de cirurgias. Até o final do ano, o Into pretende alcançar 10,5 mil cirurgias.

O acordo foi assinado em novembro passado, após a Defensoria Pública da União entrar com ação na Justiça para diminuir as filas do Into. Na época, cerca de 14 mil pessoas aguardavam na fila para cirurgias e outros procedimentos médicos no instituto federal.

De acordo com o Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus), em 2012 o Into tinha cerca de 60 ortopedistas, divididos em 12 centros de especialidades. O prédio tem 21 salas de cirurgia e 321 leitos, e todos os procedimentos cirúrgicos e atendimentos ambulatoriais são pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No ano passado, o Into fez 7.560 cirurgias.

Como o Into atende pacientes de todo o país, foram feitos três mutirões de cirurgias de joelho e quadril neste ano, no Acre e em Rondônia. Para o dia 20, está previsto mais um mutirão de cirurgias de quadril, em Rondônia.

*Título alterado para corrigir dúvida na informação anterior.

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias