Inca convoca 558 concursados para reforçar atendimento no Rio

Publicado em 02/07/2015 - 19:45 Por Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), no Rio de Janeiro, convocou 558 aprovados em concurso público para diminuir o déficit de recursos humanos em suas cinco unidades. O Diário Oficial da União publicou na segunda-feira (29) o provimento das vagas para a convocação desses aprovados no concurso público feito no ano passado.

Os novos servidores substituirão os funcionários celetistas vinculados à Fundação Ary Frauzino, conforme determinação dos órgãos de controle do país. Desde o concurso de 2010, mais de 600 servidores deixaram o instituto por motivo de aposentadoria, falecimentos, transferência e exoneração.

O presidente da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Paulo Ramos, foi ao hospital para averiguar a situação da unidade-sede. Segundo ele, o maior problema encontrado foi a falta de mão de obra. “A falta de pessoal exige esforço maior dos servidores e causa insatisfação. Não basta chamar apenas os concursados; é preciso que a direção já pense em organizar novo concurso, pois ,mesmo com essa convocação, continua uma lacuna. Somente até o final do ano, mais gente vai se aposentar, por exemplo”, disse Ramos.

A diretora de Divulgação da Associação Brasileira de Apoio ao Paciente com Câncer, Solange Gomes de Oliveira, informou que muitos pacientes relatam problemas além da falta de médicos. De acordo com Solange, carência de material, aparelhagem e leitos e filas de espera superiores a 60 dias após o diagnóstico são alguns dos problemas enfrentados pelos que se tratam lá. “Mas esse problema é geral, e não apenas no Inca. As queixas aumentaram de janeiro para cá. São pacientes muito fragilizados pela doença, e o atraso no tratamento piora ainda mais a situação.”

O Inca negou a falta de material hospitalar em suas unidades, mas admitiu que no primeiro trimestre ocorreram atrasos pontuais nos processos de licitação para compras, que ocasionaram a falta temporária de 103 itens num universo de mais de 5 mil. O instituto admitiu que há problemas pontuais, mas alega que as providências estão sendo tomadas para saná-los.

Como exemplo de situações problemáticas, estão quatro dos nove leitos da Unidade Pós-Operatória do Hospital do Câncer I desativados, a mesa de biópsia de mama sem operar e equipamento de monitoração de procedimentos anestésicos que prejudicou exames de ressonância em pacientes que precisam de anestesia para fazer o exame. O equipamento deve voltar a operar ainda neste mês.

Por ser um hospital de referência no estado e no país, a demanda por serviços é muito grande. No ano passado, foram feitas mais de 1,7 mil cirurgias, 10,2 mil atendimentos em quimioterapia, mais de 15 mil em radioterapia e 59 mil consultas médicas.

Para Gilberto Gonçalves Alves, de 62 anos, que se trata de um câncer na boca desde fevereiro, o serviço do hospital é “de primeiro mundo. Demorei 20 dias para conseguir entrar aqui, fiz o tratamento e operei há 20 dias. Não tenho do que reclamar”, disse ele.

A estudante Isabele Alves da Silva Correia, de 17 anos, contou que foi atendida prontamente no Inca após fazer uma cirurgia em outro hospital da cidade. “Agora, vou fazer a biopsia para saber se preciso continuar o tratamento. Estou satisfeita com o atendimento.”

Moradora de Angra dos Reis, Costa Verde Fluminense, Mariá Ferreira dos Santos, de 25 anos, descobriu que a filha de 1 ano tinha um tumor na retina de um dos olhos em dezembro. “Quatro dias depois, ela começou a ser tratada no Inca. Estou satisfeita.”

Para as áreas cirúrgicas de abdômen, neurocirurgia, urologia, tórax, cabeça e pescoço e para radioterapia, o agendamento das avaliações iniciais é feito pelo Sistema de Regulação, gerido pela prefeitura. A prefeitura informa que o gerenciamento da rede de saúde considera critérios como regionalidade (proximidade com a casa do usuário) e a complexidade de cada caso.

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias