Residentes do Hospital São Paulo voltam ao trabalho após 10 dias em greve

Publicado em 03/07/2015 - 17:51 Por Elaine Patricia Cruz - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Em assembleia na tarde de hoje (3), os médicos residentes do Hospital São Paulo, da Universidade Federal de São Paulo, decidiram suspender a greve iniciada no dia 23 de junho. Com isso, eles retornam ao trabalho normalmente amanhã (4), a partir das 7h.

Em entrevista à Agência Brasil, o presidente da Associação dos Médicos Residentes da Escola Paulista de Medicina, Klaus Nunes Ficher, confirmou que a greve foi suspensa, mas disse que os médicos residentes continuarão mobilizados. “Optamos por suspender temporariamente a greve porque alguns avanços foram conquistados, mas o movimento ficará atento.”

De acordo com Ficher, que é residente de clínica médica, entre os avanços conquistados estão o repasse de R$ 6 milhões do Ministério da Saúde para o Hospital São Paulo, como parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais, desenvolvido e financiado em parceria com o Ministério da Educação. Segundo o médico, o repasse deveria ter ocorrido há tempos, mas só foi destinado ao hospital nesta semana. Ficher acrescentou que, além disso, o governo estadual também reverteu o corte de 10% no hospital.

Os cerca de 1,1 médicos residentes do Hospital São Paulo entraram em greve em protesto contra as condições de trabalho. Para eles, o atendimento à população fica prejudicado com o corte do repasse de verbas dos governos federal e estadual.

Em nota, o Hospital São Paulo confirmou a suspensão da greve e informou que o o atendimento será normalizado a partir deste sábado (4), às 7h.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias