Chioro defende creches perto do trabalho para incentivar aleitamento materno

Publicado em 07/08/2015 - 16:21 Por Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou hoje (7), durante cerimônia de encerramento da Semana Mundial de Amamentação, que é preciso garantir creches no ambiente de trabalho ou próximo dele, além da implementação de espaços de apoio ao aleitamento materno.

“É muito simples e barato para ser implantado e permite à mãe recolher o leite de maneira segura, transportar para sua casa e poder amamentar seu bebê ou doar esse leite e beneficiar bebês de mães que não podem amamentar”, afirmou o ministro.

Este ano, o slogan da campanha é "Amamentação e trabalho: para dar certo, o compromisso é de todos". Padrinhos da campanha, o apresentador de TV Serginho Groisman e sua mulher, Fernanda Vogel Molina Groisman, participaram do evento de reconhecimento das 18 empresas que adotam as propostas do Programa Mulher Trabalhadora que Amamenta.

Na cerimônia, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, conversou com Chioro para saber da possibilidade de oficializar, nos editais para contratação de serviços terceirizados, a inclusão da obrigatoriedade do espaço para aleitamento. Chioro informou que o Ministério da Saúde não tem autonomia para instituir a regra, que teria de tramitar no Congresso Nacional.

Segundo ele, há propostas nesse sentido em tramitação. "O importante é que consigamos envolver o empregador, de modo a garantir que a trabalhadora tenha a informação adequada sobre o prazo de quatro meses para amamentar, e nós consigamos incentivar as empresas privadas a dar os seis meses.”

De acordo com Artur Chioro, apesar de baixo, o número de empresas que aderiram ao espaço de aleitamento materno dobrou, chegando a 200 em todo o Brasil. “Ainda mais se considerarmos que empresas com mais de 30 mulheres acima de 16 anos já assumiram uma série de obrigações de proteção à maternidade e à infância. É um trabalho de conscientização.”

O ministro acrescentou que, com o espaço, as crianças crescem de maneira mais saudável e as mães ficam mais focadas no trabalho, "porque sabem que seus filhos estão se desenvolvendo bem". 

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias