Duas crianças continuam internadas em Santo André com gastroenterite

Publicado em 28/08/2015 - 23:37 Por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

A prefeitura de Santo André informou hoje (28) que dois alunos do Colégio Jatobá continuavam internados na rede hospitalar privada de São Bernardo e outras duas crianças tiveram alta. As crianças estavam entre as 56 vítimas de um surto de gastroenterite que, de acordo com a prefeitura, já está controlado.

O Instituto Adolfo Lutz liberou para a Secretaria de Saúde do município, nesta sexta-feira, o laudo de três amostras de alimentos que deram resultados negativos para bactérias patogênicas, o que significa que não foram identificados os alimentos contaminados. Análises de outras amostras estão em curso e os laudos ainda serão divulgados.

Segundo a prefeitura, nos últimos três dias, não houve ocorrência de novos casos. “O surto de gastroenterite, que acometeu, pelo menos, 56 crianças entre 1 e 12 anos, foi controlado e a cadeia de transmissão interrompida”, informou o município.

A cozinha e o berçário da escola foram interditados pela vigilância sanitária. “No processo de produção e manipulação dos alimentos foram encontradas várias irregularidades, como falta de registro da temperatura dos alimentos; não observância das normas de boas práticas de manipulação e falta de registro do controle das amostras dos alimentos, entre outros”, de acordo com a prefeitura, que afirmou ainda que os dois ambientes só serão reabertos com as adequações das estruturas e validação dos procedimentos de boas práticas de manipulação alimentar.

Na próxima segunda-feira (31), técnicos sanitários farão nova inspeção no colégio para verificar e validar o processo de desinfecção dos ambientes e reservatórios de água. Caso tudo esteja adequado, a escola será reaberta a partir de terça-feira (1º), mas com restrição à produção e manipulação de alimentos nos dois locais, ou seja, com impedimento legal de produzir refeição e preparar o leite, finalizou a prefeitura.


 

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias