Festival no Rio exibe até segunda filmes sobre pessoas com deficiência

Serão exibidas 29 obras envolvendo temas como autismo, Síndrome de

Publicado em 15/08/2015 - 08:07 Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil* - Rio de Janeiro

Festival Assim Vivemos aborda a rotina da pessoa com deficiência

Festival Assim Vivemos reúne filmes de 20 países sobre a rotina da pessoa com deficiênciaTomaz Silva/Agência Brasil

O Rio de Janeiro sedia até segunda-feira (17) a sétima edição do Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência – Assim Vivemos. A mostra reúne filmes de 20 países no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Nesses últimos três dias do festival, serão exibidas 29 obras, entre curtas e longas-metragens, envolvendo temas como autismo, Síndrome de Down e deficiências físicas.

Segundo a curadora da mostra, Lara Pozzobon, um dos pontos fortes do festival é a diversidade de culturas apresentadas nos filmes. “Tem filmes da Bielorrússia, da Eslováquia, da República Tcheca. A questão perpassa todos os continentes. Assim, a gente tem um rico painel sobre essas questões, que podem inserir esse debate aqui no Brasil e que colocam as pessoas mais a par de como anda a situação em cada lugar.”

Para ela, esta edição do festival evidencia a autonomia da pessoa com deficiência. “A gente recebeu diversos filmes que tratam dessa questão, da autonomia na vida adulta. Então, mostram as residências assistidas na Holanda, na França e em diversos outros lugares, como uma grande preocupação do momento das famílias de pessoas que têm filhos com deficiência intelectual", explicou. Residências assistidas são casas onde pessoas com deficiência podem viver sozinhas ou acompanhadas, que contam com infraestrutura adequada e serviço de profissionais especializados.

Os filmes são exibidos em duas salas do CCBB, em três sessões diárias, que reúnem de um a quatro filmes. A primeira sessão começa às 14h e a última, às 18h30. A programação pode ser conferida no site do festival.

O festival segue para o CCBB de São Paulo, onde ficará em cartaz entre os dias 23 de setembro e 5 de outubro. Entre os dias 2 e 14 de março do ano que vem, o festival será levado para o CCBB de Brasília.

*Colaborou Nanna Pôssa, repórter do Radiojornalismo

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias